A candidata do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Danielly Nunes Silva, de 24 anos, passou mal durante um […]

Tristeza: concursada da PM morre durante Teste de Aptidão Física, no Maranhão

A candidata do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Danielly Nunes Silva, de 24 anos, passou mal durante um Teste de Aptidão Física (TAF), realizado na tarde desta terça-feira (30).

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Gilberto Léda, a moça começou a passar mal durante a prova de corrida.

Na ocasião, Danielly foi socorrida por uma equipe médica que acompanhava o exame físico. Em seguida, a vítima foi levada – ainda com vida – para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga, onde não resistiu e veio a óbito.

Ainda conforme as informações, a jovem teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o teste. O laudo da causa da morte deve sair em 30 dias.

Danielly, que era natural de Barra do Corda (MA), trabalhava como prestadora de serviços na Delegacia Regional da cidade e morreu em São Luís, capital do Maranhão.

Teste de Aptidão Física (TAF)

Comum em carreiras policiais como as da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Federal e Rodoviária Federal, e em seleções para cargos como agente de trânsito, guarda municipal, técnicos na área de segurança e transporte, os Testes de Aptidão Física (TAF) têm como objetivo avaliar a capacidade do indivíduo para desempenhar as funções típicas do cargo que este ocupará, ou seja, além de enfrentar as provas teóricas, os concurseiros também enfrentam testes físicos de tirar o fôlego.

Segundo o professor de Educação Física, Wesley Rodrigues, os testes constituem etapas de caráter classificatório e/ou eliminatório, onde são avaliadas as condições físicas de realização de determinados exercícios dentro dos tempos e/ou execuções previstas. Por exemplo, testes de 12 minutos, de barra fixa, natação, abdominal, meio sugado, entre outros.

Ainda conforme o especialista, o tempo de preparação dos candidatos pode variar de acordo com o histórico de atividade física de cada indivíduo. Com uma preparação adequada, o aspirante saberá o grau de dificuldade que os testes trarão para determinar um período mais preciso para a realização do que será pedido.

Deixe um comentário