“Em dez dias de inspeção pela BR-319, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) […]
‘BR-319 é trafegável e não tem impeditivo ambiental para asfaltar’, diz David Almeida
“Em dez dias de inspeção pela BR-319, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não encontraram nenhum impasse ambiental que justifique o não asfaltamento da rodovia, que liga Manaus a Porto Velho (RO)”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida, nesta terça-feira (21).
O parlamentar, na companhia dos deputados Abdala Fraxe, Platiny Soares e Francisco Souza, com apoio do Exército Brasileiro e outras entidades, realizou uma expedição de quatro dias – percorrendo 2.400 quilômetros – pelas rodovias BR-319 e BR-230, também conhecida como ‘Transamazônica’.
David Almeida obteve a informação sobre o Ibama quando chegou ao quilômetro 400, após se encontrar com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Fábio Galvão.
“Nós encontramos o superintendente do Dnit, no quilômetro 400, de Manaus à Humaitá, e fiquei sabendo que o Ibama esteve presente fazendo inspeção durante 10 dias nessa rodovia e não encontrou nenhum problema, nenhum impasse ambiental”, salientou o deputado.
O presidente da Aleam disse ainda que, durante a viagem pela estrada (de Manaus à Humaitá; de Humaitá até Lábrea; de Lábrea à Humaitá e de Humaitá até Apuí), não foi encontrado nenhum animal silvestre transitando ou atravessando a rodovia, como também não foi avistado nenhum animal morto ao redor da estrada.
David observou ainda que, logo após a expedição, voltou com a convicção de que a estrada existe e tem trafegabilidade, porém, ainda falta união e vontade política para conquistar o asfalto que a BR-319 tem, por exemplo, no trecho de Rondônia.

“Hoje temos, pelo menos, quatro empresas de ônibus que fazem esse percurso diariamente. É possível trafegar no limite de velocidade permitido, numa estrada que hoje é de piçarra e barro”, afirmou o presidente.
O deputado também lembrou que, no ano passado, parlamentares de Rondônia e do Acre vieram ao Amazonas pedir apoio para reforçar a luta pelo asfaltamento da BR-319, no trecho do território amazonense. Ele contou ainda que, na ocasião, faria o trecho de volta para conhecer a situação das rodovias BR-319 e BR-230.
“Por que a BR-319 é asfaltada no trecho de Rondônia e não é no Amazonas? Por falta de entendimento entre os políticos do nosso Estado. Agora, sabe por que os deputados, senadores e governadores do Acre e de Rondônia vieram aqui? Porque quando o interesse é do povo, eles se unem independentemente de bandeiras partidárias. E é isso que queremos fazer aqui, unir forças para realizar o sonho dos amazonenses de sair do isolamento”, ressaltou.
David Almeida afirmou que, atualmente o Dnit do Amazonas possui três frentes de obras de manutenção e recuperação no Amazonas – sendo uma no percurso de 405 quilômetros do trecho do meio, outra no trecho de Humaitá à Lábrea – da BR-230, ‘Transamazônica’ – e também no trecho de Humaitá até Santo Antônio do Matupi. “E agora falta levar a recuperação lá na estrada de Matupi até Apuí”, avaliou o deputado.
Além disso, o presidente da Aleam declarou ainda que não prometeu fazer o asfaltamento dessa importante rodovia, mas reafirmou que, juntamente com os colegas deputados, irá bater nas portas do Ministério da Integração Nacional, Ministério dos Transportes, da Casa Civil da Presidência da República, no Ibama, no ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.
“Vamos buscar encontrar a solução para que nós possamos dar ao povo amazonense, que vive no entorno da BR-319, a condição de trafegar nesta rodovia asfaltada”, concluiu.
*Com informações da assessoria