Sucesso entre os brasileiros nos anos 2000, o Orkut pode estar prestes a retornar ao mundo digital. O anúncio foi […]

Divulgação

Orkut deve voltar em 2025 com foco em ambiente mais saudável e proteção de dados

Sucesso entre os brasileiros nos anos 2000, o Orkut pode estar prestes a retornar ao mundo digital. O anúncio foi feito pelo próprio criador da rede social, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten, durante o Rio Innovation Week. Segundo ele, uma nova versão da plataforma está em desenvolvimento e deve ser lançada em 2025, com a proposta de oferecer uma experiência mais saudável aos usuários.

Batizado informalmente de “Orkut 2.0”, o novo projeto busca resgatar elementos clássicos que marcaram a primeira versão da rede social, como os scraps, os depoimentos e as comunidades. Essas ferramentas foram fundamentais para o enorme sucesso do Orkut no Brasil, país que será o principal foco do relançamento, já que concentrou o maior número de usuários durante o auge da rede.

Além da nostalgia, a nova plataforma será construída com base em valores atuais de segurança e responsabilidade digital. Orkut Büyükkökten destacou que o novo ambiente vai priorizar a proteção de dados pessoais dos usuários e terá mecanismos ativos de combate à desinformação e ao discurso de ódio, dois problemas recorrentes nas redes sociais atuais. No entanto, os detalhes técnicos sobre essas medidas ainda não foram divulgados.

A expectativa em torno do retorno do Orkut é alta, especialmente entre os brasileiros que viveram a era de ouro da rede. Com a proposta de unir o melhor do passado a um novo padrão de convivência digital, o criador aposta em um espaço mais positivo, seguro e focado em conexões reais.

Deixe um comentário