A maioria das pessoas já ouviram que os olhos são a janela da alma. Essa máxima tem realmente o seu […]

Mulher descobriu câncer terminal por conta de olhos amarelados

A maioria das pessoas já ouviram que os olhos são a janela da alma. Essa máxima tem realmente o seu fundo de verdade. Até porque, eles podem revelar muita coisa sobre a saúde de alguém, inclusive se a pessoa tem risco de morrer ou até mesmo uma doença terminal.

Esse foi o caso de uma mulher de 52 anos que depois de notar uma cor amarelada em seu olhos recebeu o diagnóstico de câncer de estômago. Esse caso foi registrado no “Cureus Journal of Medical Science” no dia 13 de dezembro.

Segundo os médicos, além de notar a cor dos seus olhos, a mulher também sentiu dores em seu estômago durante três semanas, tinha perdido peso e não sentia fome e também estava se sentindo mais cansada do que o normal.

Olhos amarelados

Por conta de todos esses sintomas a paciente fez vários exames que acabaram revelando que ela tinha um tipo de câncer de estômago chamado adenocarcinoma gástrico. O câncer da paciente já tinha crescido tanto que o tubo que transporta os sucos digestivos do estômago para o intestino delgado já estava comprimido.

Como resultado desse bloqueio, um substância amarelada conhecida como bilirrubina era o que estava deixando os olhos da mulher amarelados. Outra coisa que pode deixá-los com essa coloração são os cálculos biliares e um pâncreas inflamado.

Ainda de acordo com os médicos, os olhos mudarem sua coloração são um primeiro sintoma raro desse tipo de câncer do estômago. Conforme informou o National Cancer Institute, o amarelamento, seja dos olhos ou da pele, pode ser um sinal de que a pessoa já está com um câncer de estômago avançado. Outros sinais que também podem indicar isso são sangue nas fezes, perda de peso sem explicação, vômitos e dificuldades para engolir.

Saúde

No caso da paciente de 52 anos, ela descobriu seu câncer terminal por conta da coloração dos olhos. E eles podem revelar outras coisas sobre uma pessoa. Como por exemplo, se ela tem ou não um risco maior de morrer de forma precoce. Isso é visto através de um exame rápido e indolor do globo ocular.

Isso é possível ser verificado porque à medida que as pessoas vão envelhecendo o corpo é impactado das mais variadas formas. Mas isso não quer dizer que as pessoas da mesma idade tem um declínio físico na mesma proporção.

E uma das maneiras de saber qual é a verdadeira idade biológica de alguém é olhando nos olhos dela. Com isso, os médicos podem ter uma ideia da saúde futura dos seus pacientes.

Sabendo disso, foi ensinado a um modelo de aprendizado de máquina como prever os anos de vida de alguém apenas olhando na sua retina, que é a parte de trás do olho. Como resultado, o algoritmo criado previu a idade de cerca de 47 mil adultos meia-idade e idosos do Reino Unido pelo período de três anos e meio.

Passado um pouco mais d 10 anos desse escaneamento, 1.871 pessoas morreram. As pessoas que morreram foram as que tinham suas retinas com aparência mais velha.

Para se ter uma ideia, se o algoritmo previsse que a retina de alguém era um ano mais velha do que sua idade de verdade, essa pessoa tinha seu risco de morte acontecer nos próximos 11 anos aumentado em 2%, independente da razão da morte. Já com relação ao risco de morte por alguma outra razão que não uma doença cardiovascular ou câncer aumentou 3%.

Observações

O visto pelos pesquisadores foi de encontro com evidências mais recentes que mostraram que a retina é bastante sensível aos danos do envelhecimento. De acordo com estudos prévios, as células da retina podem sim ajudar na previsão de doenças cardiovasculares, doenças renais e outros sinais de envelhecimento. No entanto, essa foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar a diferença de idade da retina como uma maneira de prever o risco de morte.

“A associação significativa entre a diferença de idade da retina e mortalidade não cardiovascular/não-câncer, juntamente com a crescente evidência da ligação entre olho e cérebro, pode apoiar a noção de que a retina é a ‘janela’ de doenças neurológicas”, escreveram os pesquisadores.

Todas evidências apontam a relação da saúde da retina com a saúde cardiovascular, embora ela não esteja ligada à mortalidade cardiovascular. Além disso, outros estudos também revelaram que imagens da retina podem ajudar a prever fatores de risco cardiovascular.

“Este corpo de trabalho apoia a hipótese de que a retina desempenha um papel importante no processo de envelhecimento e é sensível aos danos cumulativos do envelhecimento, que aumentam o risco de mortalidade. Outros preditores existentes da idade biológica, como neuroimagem, o relógio de metilação do DNA e o relógio de envelhecimento do transcriptoma, não são tão precisos quanto a diferença de idade da retina parece ser. A retina, por sua vez, pode ser facilmente escaneada em menos de 5 minutos. Se pudermos aprender mais sobre como essa camada de tecido está conectada ao resto do corpo, podemos ter uma excelente nova ferramenta em nossas mãos”, concluíram os autores.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Deixe um comentário