O premiado escritor amazonense Milton Hatoum, 65, lançou na noite desta segunda-feira (4), a obra ‘A Noite da Espera”, primeiro […]

Milton Hatoum faz lançamento do livro ”A Noite da Espera”, no Largo de São Sebastião

O premiado escritor amazonense Milton Hatoum, 65, lançou na noite desta segunda-feira (4), a obra ‘A Noite da Espera”, primeiro livro da trilogia ”O Lugar Mais Sombrio”. O lançamento ocorreu no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, e contou com a presença de grande público que foi ao evento prestigiar o renomado escritor, considerado um dos 12 escritores brasileiros mais lidos no mundo.

Na presença de um público estimado de 150 pessoas, Hatoum comentou sobre a sua primeira obra ambientada fora do Amazonas – o romance se passa em Brasília, capital Federal -, e que mesmo o livro tendo sido escrito há um certo tempo, sua mensagem continua atual, uma vez que a situação política e econômica do Brasil atravessa por um momento bastante turbulento.

Enquanto o evento acontecia, o escritor distribuía autógrafos aos seus leitores presentes no evento. A professora de Língua Portuguesa, Dariany Andrade,  questionou o motivo que leva o escritor a sempre abordar temas como o pai, a mãe, o abandono e a loucura.

”São temas do romance. Desde sempre, o escritor argentino Jorge Luis Borges dizia que sempre há quatro ou cinco temas que são imutáveis ao romance. Nesses temas estão implicados todos os outros como a figura materna, a viagem e a loucura, que, por exemplo, está presente em Dom Quixote”, explicou Hatoum.

 

A obra

O romance ”A Noite da Espera” conta a história de Martim, que ao ser exilado do Brasil, passa a viver em Paris. O protagonista refaz a memória do tempo em que morou em Brasília, logo após a traumática separação dos pais, quando ele tinha somente 16 anos, no ano de 1967, momento em que o pais atravessava por uma conturbada situação política e social.

A obra, além de ser vista da perspectiva política, social e histórica, também possui um forte apelo ao drama familiar, relações sociais, subjetividades e a solidão.

Milton Hatoum também estará presente nesta terça-feira (5), no auditório da Escola Normal Superior  da UEA, na avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona centro-sul, no horário de 10h às 12. No início da noite às 19h, o escritor vai estar presente na Livraria Saraiva do Manauara Shopping, onde receberá seus leitores.

 

*Com informações da fonte: Portal Em Tempo

Deixe um comentário