Até o dia 25 de maio, a Marinha do Brasil vai intensificar os preparativos para a Operação Parintins 2018. Desde […]

Marinha intensifica fiscalização especial de embarcações com destino a Parintins, no AM

Até o dia 25 de maio, a Marinha do Brasil vai intensificar os preparativos para a Operação Parintins 2018. Desde o dia 16 de abril, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) realiza vistorias especiais nas embarcações para a concessão do “Passe” da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC).

Conforme a Marinha do Brasil, é necessário que os armadores/proprietários fiquem atentos às normas da CFAOC durante a fiscalização para que não ocorra o risco de cancelamento do procedimento realizado.

O “Passe” é um documento que agiliza e reduz o tempo da inspeção das embarcações nos postos de fiscalização e será entregue a partir do dia 20 de junho na CFAOC. Nestes postos, para as embarcações que possuírem o “Passe”, somente serão verificados os itens relacionados à documentação, ao material de salvatagem e à quantidade de passageiros.

Dentre as normas destacam-se: as embarcações deverão estar na condição sem carga, sem passageiros e somente com a tripulação a bordo; e a tripulação deverá estar disposta na embarcação conforme o seu cartão de tripulação de segurança.

Operação

A operação tem o propósito de garantir a segurança do tráfego aquaviário e a salvaguarda da vida humana no período do Festival Folclórico de Parintins, evento que concentra o maior número de embarcações de passageiros e de esporte e recreio no Rio Amazonas. A medida vale para proprietários que forem navegar no Rio Amazonas, especificamente no trecho Manaus – Juruti entre os dias 25 de junho a 2 de julho.

Ao protocolar a vistoria, os seguintes documentos deverão ser anexados pelo proprietário/armador: cópia simples dos Certificados Estatutários (Cerificado de Segurança da Navegação, Certificado de Arqueação e Certificado Nacional de Borda Livre) – quando aplicável; cópia simples de Termo de Responsabilidade (quando aplicável); cópia do Documento de Inscrição; e Procuração, caso não seja o próprio. Os originais e demais documentos obrigatórios deverão ser apresentados no ato da vistoria. A vistoria é gratuita.

A fiscalização em um determinado posto não isentará as embarcações de serem inspecionadas novamente pelas equipes de inspeção naval.

*Com informações da assessoria

Um pensamento sobre "Marinha intensifica fiscalização especial de embarcações com destino a Parintins, no AM"

  1. Gostei do seu conteúdo, até salvei aqui nos favoritos para
    ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês
    já possuem alguma forma de divulgação online (ou
    marketing digital), mas seu site merece ser conhecido e
    visitado por mais pessoas com certeza. Se eu puder te
    ajudar de alguma forma, ou parceria etc, entra em contato
    comigo.

Deixe um comentário