n Mais de 180 detentos do sistema prisional do Amazonas foram liberados devido a uma recomendação do Conselho Nacional de […]

Mais de 180 detentos do grupo de risco são liberados como medida de prevenção ao Covid-19 no AM

n

Mais de 180 detentos do sistema prisional do Amazonas foram liberados devido a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como forma de prevenção ao novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os presos liberados são idosos, hipertensos, diabéticos e soropositivos, além de portarem outras comorbidades.

nn

n

n

n

São 122 detentos da capital e 62 do interior. Segundo a SSP, a maioria responde por crimes como tráfico de drogas e roubo.

nn

n

n

A recomendação foi tomada pelo ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ, no dia 17 de março de 2020. Conforme a SSP-AM, as liberações dos presos acontecem conforme determinações judiciais. Até a sexta-feira (22), 184 detentos do Sistema Prisional do Amazonas foram liberados por determinação da Justiça.

nn

n

n

ao todo, 71 detentos tiveram progressão de regime. Como “O semiaberto foi desativado em 2018 por determinação judicial, todos são monitorados com tornozeleira eletrônica”, explica a Seap.

nn

n

n

Entre os presos liberados em decorrência à recomendação do CNJ, 54 tiveram liberação mediante alvará de soltura. Até o momento, nenhum interno terá pena extinta apesar das liberações, de acordo com a SSP-AM. A decisão sobre o retorno à prisão após a pandemia cabe à Justiça.

nn

n

n

Outros 59 detentos tiveram prisão domiciliar decretada. O uso de tornozeleira eletrônica depende de decisão judicial, segundo a SSP-AM. O monitoramento é feito via satélite e, em caso de descumprimento da medida, o sistema de monitoramento é acionado e serão tomadas as medidas cabíveis.

n

Com informações: G1 Amazonas https://glo.bo/2ZCUsSE

nn

n

n

Deixe um comentário