Manaus – O lutador indígena Breno Vieira, da etnia Sateré-Mawé, sobe ao octógono neste sábado (16), às 19h (horário de […]

Fotos: Divulgação/Fepiam

Lutador indígena Sateré-Mawé representa o Amazonas no Jungle Fight em Brasília

Manaus – O lutador indígena Breno Vieira, da etnia Sateré-Mawé, sobe ao octógono neste sábado (16), às 19h (horário de Manaus), para disputar uma luta no Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, em Brasília, com transmissão pela TV Globo, SporTV e Canal Combate.

Natural do Amazonas, Breno leva para além da técnica a identidade cultural de seu povo. Sua trajetória une o esporte de alto rendimento à valorização das raízes indígenas, mostrando que determinação e disciplina podem transformar sonhos em realidade.

“Estar no Jungle Fight não é só uma luta, é uma missão. Carrego o nome do Amazonas, da minha etnia e dos povos indígenas. Quero mostrar que a força dos povos originários também vive no esporte”, afirmou o lutador.

Para Nilton Makaxi Hixkaryana, diretor-presidente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam), a história de Breno simboliza a capacidade de superação e representa uma inspiração para jovens indígenas. “Ele mostra que somos capazes de conquistar espaços com dignidade e coragem, fortalecendo nossa identidade”, disse.

Ao ocupar um lugar de destaque em um evento de grande visibilidade, Breno Vieira se torna um símbolo de representatividade e resistência, reforçando o papel do esporte como instrumento de empoderamento cultural e social para os povos originários.

(*) Com informações: Fepiam

Deixe um comentário