O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o deputados Jair Bolsonaro, estão na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), […]
Lula e Bolsonaro estão sob investigação do TSE
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o deputados Jair Bolsonaro, estão na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ambos são suspeitos de estarem promovendo campanha eleitoral antecipada, o que é proibido por lei. De acordo com as pesquisas, os dois pré-candidatos são favoritos para a corrida presidencial de 2018.
De acordo com informação do jornal Estado de S. Paulo, o ex-presidente Lula é alvo de processo no TSE por causa da veiculação de vídeos na internet. O Ministério Público Eleitoral (MPE) considera que eles seriam uma forma de campanha eleitoral antecipada. Por outro lado, Bolsonaro já tem um processo aberto contra ele no Tribunal.
O Ministério Público questionou também ao TSE a participação de Lula na “inauguração popular da Transposição de Águas do São Francisco”, em evento ocorrido na cidade de Monteiro, na Paraíba, em março deste ano.
Jair Bolsonaro também está sendo julgado por vídeos na internet que mostram o parlamentar sendo recepcionado em aeroportos por simpatizantes. Para o MPE, as gravações fazem “clara menção à pretensa candidatura” do deputado. O tribunal agora avalia a retirada dos vídeos.
Tanto Bolsonaro como Lula alegam que os vídeos foram feitos por simpatizantes dos políticos e que eles não têm responsabilidade sobre o seu conteúdo, além de dizerem também que não estimulam atos proibidos pela Lei Eleitoral.
*Com informações do Portal IG