Sob pressão internacional e diante de imagens cada vez mais chocantes de crianças desnutridas, Israel anunciou pausas diárias de 10 […]

Israel anuncia pausas diárias nos combates em Gaza para permitir entrada de ajuda humanitária
Sob pressão internacional e diante de imagens cada vez mais chocantes de crianças desnutridas, Israel anunciou pausas diárias de 10 horas nos combates em três áreas da Faixa de Gaza. A medida busca facilitar a entrada de ajuda humanitária em um momento considerado crítico por organizações internacionais.
Segundo a ONU, quase 500 mil pessoas em Gaza enfrentam fome severa. Desde o início do conflito, 133 mortes por desnutrição foram registradas — 63 apenas em julho, incluindo 24 crianças com menos de cinco anos de idade.
Israel, no entanto, acusa o grupo Hamas de desviar parte da ajuda humanitária para reforçar seu controle na região. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que as novas rotas abertas eliminam as “desculpas” da ONU, responsabilizando a entidade pela crise alimentar. Em resposta, a Organização das Nações Unidas negou as acusações e defendeu seu sistema de distribuição como o mais seguro e eficaz para garantir que a comida chegue aos civis.
O conflito, iniciado em outubro de 2023 após um atentado do Hamas em território israelense, já deixou cerca de 58 mil mortos em Gaza, conforme dados do Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo próprio Hamas.
(*) The News