A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e […]

Homem é preso por estupro de vulneráveis contra três sobrinhas no Amazonas
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Benjamin Constant, anunciou nesta segunda-feira (27/01) a prisão preventiva de um homem de 29 anos. Ele é investigado por estupro de vulneráveis contra três sobrinhas, de 10, 12 e 13 anos, além de responder por perigo de contágio venéreo, já que transmitiu uma infecção sexualmente transmissível (IST) às vítimas.
Segundo o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, o caso reflete uma realidade alarmante: 85% dos estupros de vulneráveis são cometidos por pessoas próximas. “Precisamos conversar com as crianças e estar atentos aos sinais que elas dão. A confiança da população na polícia tem ajudado a reduzir a subnotificação desses crimes”, afirmou.
A denúncia inicial foi feita no dia 16 de janeiro pela mãe de uma das vítimas, que percebeu sintomas de IST na filha de 12 anos. Após exames, a adolescente revelou os abusos cometidos pelo marido da tia. Em seguida, a avó das crianças relatou que as outras duas irmãs também haviam sido vítimas do mesmo homem.
As investigações confirmaram os abusos por meio de depoimentos e exames de corpo de delito. O suspeito, que vivia em união estável com a tia paterna das vítimas, fugiu, mas foi localizado e preso em Benjamin Constant no dia 24/01.
O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Paulo Mavignier, destacou o trabalho integrado entre a Depca e as delegacias no interior. “Estamos intensificando o combate a esse tipo de crime, tanto na capital quanto no interior. Denúncias podem ser feitas pelos números 181 e 190 ou diretamente às autoridades.”
O homem está à disposição da Justiça e responderá pelos crimes de estupro de vulneráveis e perigo de contágio venéreo. A Polícia Civil reforça a importância das denúncias para combater esse tipo de violência.
