Após ampla repercussão do cenário de crise vivido pelo Amazonas, envolto em fumaça de queimadas, o ministro da Justiça e […]

Governo enviará reforço da Força Nacional para combater queimadas no Amazonas
Após ampla repercussão do cenário de crise vivido pelo Amazonas, envolto em fumaça de queimadas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o governo federal irá enviar um reforço de agentes da Força Nacional para combater os incêndios criminosos no estado. Em julho, a pasta já havia enviado 30 agentes, número considerado insuficiente por secretários de Meio Ambiente entrevistados por A CRÍTICA, à época.
“Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, escreveu o ministro nas redes sociais.
O novo efetivo não foi informado. A reportagem pediu a informação ao MJSP e aguarda retorno.
Wilson lembrou ainda que enviou, nesta quarta-feira (11), “mais 64 servidores, 16 viaturas e duas aeronaves para reforçar o trabalho de combate aos focos de incêndio na região de Autazes e ao longo da BR-319”.
Lula
Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente Lula (PT) também se manifestou nas redes sociais a respeito dos cenários de crise no Amazonas, que vive a extrema estiagem e queimadas, e em Santa Catarina, que sofre com fortes chuvas e enchentes.
“Determinei aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, disse o presidente.
Fonte: A Crítica
