A ecobarreira furtada de um igarapé no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus, na madrugada desta terça-feira (16), foi […]

Ecobarreira do São Francisco é encontrada em ferro-velho
A ecobarreira furtada de um igarapé no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus, na madrugada desta terça-feira (16), foi recuperada pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O equipamento foi encontrado ainda nesta terça-feira (16) em um ferro-velho no bairro Morro da Liberdade, também na Zona Sul da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), uma nova ecobarreira será instalada em até 48h. A reportagem de A CRÍTICA esteve no local na tarde desta terça e não havia mais resquícios do equipamento que ficava em frente ao Colégio da Polícia Militar, naquele bairro.
Recuperação
Após a identificação do furto, ações das equipes de segurança também foram realizadas nas proximidades e a equipe da Romu conseguiu recuperar o equipamento. Na abordagem, o proprietário do ferro-velho onde a ecobarreira foi recuperada relatou que um rapaz tentou vender o equipamento para ele por volta das 5h, mas ele não teria finalizado a compra. Ele alegou que o homem abandonou a ecobarreira no local por não conseguir carregá-la.
O caso está sendo investigado pela polícia e, segundo a Semseg, o responsável vai ser encaminhado à autoridade policial, que vai tomar as medidas cabíveis.
Pedido
Enquanto a nova ecobarreira não é instalada, pais de estudantes do colégio pediram que o equipamento seja reinstalado um pouco mais afastado do prédio da escola por conta do mau cheiro. A mãe de um dos alunos, Elaine Pereira, que também trabalha em frente à escola, disse que essa é uma solicitação frequente da comunidade local.
Ela ressalta que a instalação da ecobarreira é uma medida importante para o meio ambiente, mas como acumula lixo, os alunos têm que conviver com o mau cheiro.
As ecobarreiras instaladas em diversos igarapés da cidade são uma medida para evitar que toneladas de lixo cheguem ao Rio Negro.
Com informações: A Crítica