Situado a 10 km da capital amazonense, o Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (distante 27 km de […]

Descaso: Distrito de Cacau Pirêra sofre com o abandono do poder público

Situado a 10 km da capital amazonense, o Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (distante 27 km de Manaus), encontra-se em verdadeiro estado de abandono por parte do poder público. A falta de planejamento urbano tem comprometido a vida dos moradores da localidade. Ruas esburacadas e esgotos a céu aberto, são somente alguns dos diversos problemas enfrentados pela população local.

Em uma das vias, o carro coletor de lixo atolou e por pouco não tomba em cima de uma residência (Foto: Izis Aniê)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, o Cacau Pirêra contava com uma população de cerca de 11 mil habitantes e, desde a época, moradores denunciam o descaso por parte do poder público, que com o tempo, viram os problemas se agravarem. Além do Cacau, outros bairros também convivem com situações semelhantes. Em bairros como o Nova Veneza e Cidade Nova, existem ruas que nem asfaltamento possuem.

A principal rua do Distrito também sofre com os problemas do descaso. Nos períodos de chuva, assim como a maioria das vias do local, fica difícil trafegar, sendo que a pista cheia de buracos aumenta significativamente a ocorrência de acidentes de trânsito. Moradores alegam que em algumas partes da via, os carros só circulam por um lado.

Em uma das ruas, o descaso compromete o tráfego de veículos, especialmente em dias de chuva (Foto: Izis Aniê)

Os residentes reclamam também das condições da feira do Cacau Pirêra, segundo relatos, a área está cheio de lixo e sem a mínima condição de comercializar alimentos.

Moradora há quase dois anos, Izis Aniê, 24, lamentou o atual estado de abandono do Cacau Pirêra e ressaltou ainda que, mesmo quando não residia no Distrito, já ouvia rumores sobre a precariedade do lugar relacionados à infraestrutura.

”As ruas com buraco e lama são só alguns dos clamores, aqui falta o mais básico que qualquer população tem direito. Não há infraestrutura, saneamento básico, iluminação e nenhuma opção de lazer. E como consequência disso, aumenta a marginalidade, prostituição e até a evasão escolar, pois em tempo de chuva, como agora, fica difícil as crianças irem para a escola em ruas intransitáveis”, contou.

Izis lamentou ainda as condições da feira do Cacau e alegou ter comprado peixe estragado no local. ”A única coisa que temos é uma feira em deterioração, onde os trabalhadores expõem suas vendas com total falta de estrutura e higiene, com uma atenção especial ao que é alimento, como o peixe, que é vendido em carrinhos de mão ou bancadas improvisadas, próximo ao lixo que rodeia toda a feira. Inclusive, há poucos dias compramos peixe e um deles estava estragado”, disse.

Prefeitura

De acordo com o secretário da Casa Civil do Município, George Gomes, a prefeitura, por meio de convênio, conseguiu junto ao Governo Federal a liberação de aproximadamente R$1 milhão. que será utilizado na pavimentação das ruas do Cacau Pirêra e Nova Veneza. Ainda conforme o secretário, a verba será liberada em março, e logo após a liberação, as obras terão início.

”Esse convênio está em fase de conclusão e, com a certeza da liberação dos recursos, possivelmente esses recursos já devem estar nas contas da prefeitura em março”, afirmou.

Deixe um comentário