Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, destas, 17,9% são obesas. São pessoas que demandam por […]
Comércio de roupas plus size é tendência de empreendedorismo
Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, destas, 17,9% são obesas. São pessoas que demandam por roupas de tamanhos grandes e aquecem um nicho em expansão: o mercado moda plus size.
A procura por roupas do tipo é crescente e existem poucas empresas atuando nesse mercado, criando uma oportunidade de negócio, especialmente para as micro e pequenas empresas.
De acordo com pesquisa inédita do Sebrae, 17,7% das lojas do varejo da moda do Brasil vendem roupas em tamanho grande, sendo que apenas 3,5% delas são especializadas em moda plus size.
Para conhecer o perfil dos consumidores de moda plus size e os hábitos de consumo deles, outra pesquisa do Sebrae mostrou que 71% das pessoas que usam GG têm dificuldades para encontrar roupas nas lojas e 86% delas se dizem insatisfeitas com as opções de roupas para manequins grandes.
Em Manaus, temos a loja virtual Deborah Aquino Moda Plus Size, da empreendedora Deborah Aquino, que atua nesse segmento desde o início do ano passado, primeiramente buscando soluções para si mesma, e depois com uma visão empreendedora começou a investir no segmento Plus Size para atender também as demandas de amigas e pessoas que se interessavam pelos seus modelos de roupa.
Mercado
Em 2018, enquanto outros setores da economia registraram prejuízos e queda na produção, o mercado de vestuário para tamanhos acima do 46 movimentou R$ 7,2 bilhões, registrando crescimento de 8%, segundo dados da Associação Brasileira de Plus Size (ABPS). E não tem como ser diferente. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2017 mostra que 110 milhões de brasileiros adultos (54% da população) têm sobrepeso. A demanda é real.
“A questão não é o corpo, nunca tive problemas com isso, minha principal luta era realmente por roupas bonitas que vestissem bem, coisa que até aquele momento eu não conseguia encontrar, e através do universo plus size hoje eu me sinto ainda mais linda e consigo transmitir essa mesma sensação para todas as clientes que nos procuram” Frisa Deborah Aquino.

A quantidade de potenciais clientes das roupas GG é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio, pois atuar nesse nicho exige uma compreensão sobre o público, suas necessidades, anseios, percepções e comportamentos. São pessoas que não querem apenas vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, mas, sobretudo, ressaltar seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.
Com informações: G1