Aos 25 anos, a estudante Izabelle Carvalho luta contra doenças raras como a Síndrome da Artéria Mesentérica Superior (SAMS) e […]
Aos 25 anos, estudante amazonense luta pela vida: “Eu tenho 3 doenças raras, mas elas não me tem”
Aos 25 anos, a estudante Izabelle Carvalho luta contra doenças raras como a Síndrome da Artéria Mesentérica Superior (SAMS) e síndrome de Nutcraker, também conhecida como Síndrome de Quebra-Nozes. A descoberta das doenças aconteceu em 2018.
No entanto, desde o ano passado, após crises intensas de tosse, Izabelle precisa passar por uma biópsia de pulmão e descobrir a origem do novo problema. Mas para isso, ela abriu uma campanha com o intuito de arrecadar fundos para conseguir um médico que realize esse exame. Só neste ano, a jovem ficou 36 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade hospitalar da capital amazonense.
“Na UTI, eu fiz diversos exames e descartaram a hipótese de tuberculose. Fiz um outro exame para doença rara e também foi descartado. O que falta agora é essa biópsia do pulmão. O plano cobre o procedimento, mas não cobre a nenhum profissional em cirugia torácica no Amazonas. Então, a gente está atrás desse dinheiro para poder fazer a biopsia para descobrirmos o que é, e iniciar o tratamento”.
Izabelle Carvalho conta que tem o peso de uma criança, ou seja, 25 quilos. Ela recebe o tratamento em casa com uma equipe multidisciplinar composta por uma gastroenterologista e nutrólogo. Por conta das Síndromes, a estudante faz uso de sonda para alimentação. “Hoje eu faço uso da sonda de jejunostomia e eu vou ter que fazer uma reconstrução do meu trânsito intestinal, por que eu estou com sindrome do intestino curto. O meu corpo não absorve nenhum tipo de vitamina”, disse ela.
Sonhos
Apesar dos inúmeros problemas de saúde, a estudante sonha com dias melhores. Para se ter ideia, quando descobriu as doenças, Izabelle estava finalizando o curso de Publicidade e Propaganda, e precisou sair da faculdade para cuidar da saúde. Um dos seus sonhos é poder trabalhar como publicitária.
“Eu estava no último período de Publicidade e Propaganda quando piorei de saúde, aí tive que dar um tempo. Mas hoje em dia, consigo ter aulas de inglês online, sou bolsista 100% em uma instituição e, no futuro pretendo terminar minha faculdade e exercer a profissão que sempre foi meu sonho”.
Sobre lazer, ela afirma que quando pode, vai à igreja com a família. “Como não posso me expor muito, por conta da imunidade, meu lazer é ir para igreja com minha família e, às vezes, gosto muito de ir ao shopping. Sempre são idas rápidas, por ser lugar fechado, mas é sempre prazeroso somente por sair de casa sem ser ir para o hospital”, comentou.
Como ajudar
Ao todo, a jovem pretende levantar a quantia de R$ 10.470,00. Qualquer ajuda em dinheiro será bem vinda. Ela disponibiliza os PIXs: (92) 98809-7151 e 027.246.612-30. E ressalta que todas as dúvidas podem ser tiradas com a estudante por meio do contato do telefone celular ou por meio do seu Instagram: @izabelleldc.
Com informações: A Crítica