Nas últimas 48 horas, foram registrados 508 focos de queimadas em todo o Amazonas. Com isso, o estado lidera o […]
AM lidera queimadas em 48h e Manaus volta ao nivel péssimo de qualidade do ar
Nas últimas 48 horas, foram registrados 508 focos de queimadas em todo o Amazonas. Com isso, o estado lidera o ranking nacional de queimadas, o que piora significativamente a camada de fumaça e prejudica a qualidade do ar. De acordo com os alertas registrados na madrugada desta quinta-feira (5), a qualidade do ar está considerada com o nível péssimo em bairros como Parque Dez, Aleixo, Adrianópolis, Aparecida, Morro da Liberdade, dentre outros.
Desde o início do mês, já foram registrados 660 focos de queimadas em todo o Amazonas..
As densas camadas de fumaça têm atrapalhado até mesmo as viagens fluviais dentro do estado. Outra dificuldade é a estiagem, que já é uma das 10 piores já registradas.
Medidas
Após um sobrevoo em áreas afetadas pela estiagem nesta quarta-feira (5), o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que R$ 38 milhões serão usados para desassoreamento na região do Alto do Solimões e R$ 100 milhões para garantir a navegabilidade de cerca de 12 km ao longo do rio Madeira.
O nível do Rio Negro baixou mais 12 centrímetros nas útimas 24 horas e já está abaixo dos 15 m. A maior seca já registrada foi em outubro de 2010, quando o nível do rio chegou a 13,63 m.
Fonte: A Crítica