A Polícia Civil do Amazonas indiciou o médico anestesiologista Orlando Ignacio Aguirre por homicídio culposo pela morte do bebê Pedro […]

Foto: Divulgação

Médico é indiciado por morte de bebê após anestesia no AM

A Polícia Civil do Amazonas indiciou o médico anestesiologista Orlando Ignacio Aguirre por homicídio culposo pela morte do bebê Pedro Henrique Falcão Soares Lima, de 1 ano e 3 meses, ocorrida em Presidente Figueiredo.

De acordo com o inquérito, a investigação apontou negligência e descumprimento de protocolos técnicos durante o procedimento anestésico. Entre as falhas identificadas estão a ausência de monitoramento adequado, a não utilização do capnógrafo — equipamento essencial para acompanhar a respiração — e irregularidades em procedimentos de segurança obrigatórios.

A polícia também constatou que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido não foi devidamente assinado antes da cirurgia, o que configura mais uma falha no atendimento.

Segundo a mãe da criança, Stefany Falcão Lima, o filho morreu durante uma cirurgia realizada na Maternidade do Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão. O bebê havia sido levado inicialmente à unidade com dores no ouvido e, após avaliação, foi diagnosticado com fimose e encaminhado para o procedimento cirúrgico dias depois.

A mãe relatou que acompanhava a cirurgia e presenciou o aumento da dosagem de anestesia após a sedação inicial não surtir efeito. Em seguida, a criança apresentou queda na saturação e teve rápida piora, vindo a óbito ainda no centro cirúrgico.

Stefany também afirmou que, diante das dificuldades na intubação, o anestesiologista não buscou ajuda imediata. Segundo ela, foi necessário solicitar à equipe de enfermagem que chamasse o pediatra, que ainda tentou manobras de reanimação, sem sucesso.

O caso foi registrado no 37º Distrito Integrado de Polícia de Presidente Figueiredo e segue sob investigação, com indícios de imperícia médica.

(*)Baseado em informações de D24AM

Deixe um comentário