Os paratletas amazonenses Maria de Fátima e Lucas dos Santos foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a […]

Foto: Divulgação Sedel

Amazonenses são convocados para representar o Brasil no Mundial de Halterofilismo no Egito

Os paratletas amazonenses Maria de Fátima e Lucas dos Santos foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a delegação que disputará o Mundial de Halterofilismo no Cairo, Egito, em 2025. A dupla embarca em outubro após um período de concentração no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 3 e 4. A competição acontece de 11 a 18 de outubro e será a primeira etapa do caminho classificatório rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Maria de Fátima (Fotos: Divulgação/Sedel)

Ambos os atletas recebem patrocínio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual. Para o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, a convocação representa o avanço das políticas públicas no esporte adaptado. “A convocação da Maria e do Lucas mostra a força do esporte paralímpico amazonense. É reflexo de um trabalho coletivo, de políticas públicas bem direcionadas, e da dedicação dos nossos talentos”, afirmou.

Maria de Fátima acumula conquistas importantes no cenário internacional, como a medalha de bronze na categoria até 67kg nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, além de outras medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Mundial de Dubai 2023 e na Copa do Mundo de Dubai 2022. O técnico da atleta, Luiz Cláudio Campos, também foi convocado para acompanhar a delegação brasileira no Mundial do Cairo.

“Essa competição é fundamental dentro do ciclo Los Angeles 2028, que já começou com força total. Graças a Deus, consegui atingir o índice necessário e, além disso, tenho a alegria de ver meu técnico, Luís Cláudio, também convocado para representar o Amazonas nesse evento internacional. Nosso trabalho foi reconhecido e estamos vendo os resultados”, celebrou Maria.

Lucas dos Santos (Foto: Divulgação Sedel)

Lucas dos Santos também se destaca no cenário esportivo, com medalha de ouro na categoria até 49kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e bronze nos Jogos de Lima 2019. Antes do Mundial, ele representará o Brasil na Copa do Mundo de Halterofilismo no Chile, entre os dias 15 e 17 de agosto, em uma preparação direta para a competição no Egito.

A edição de 2025 do Mundial marcará a maior participação brasileira na história do torneio, com 25 representantes — sendo 16 mulheres e nove homens —, consolidando o país entre as principais potências do halterofilismo paralímpico mundial.

Deixe um comentário