O ditador e presidente Robert Mugabe renunciou, nesta terça-feira (21), ao cargo de presidente do Zimbábue. O líder do parlamento […]

Após 37 anos, chega ao fim regime ditatorial de Robert Mugabe

O ditador e presidente Robert Mugabe renunciou, nesta terça-feira (21), ao cargo de presidente do Zimbábue. O líder do parlamento do país, Jacob Mudenda, fez o anúncio através de uma carta. Mugabe afirmou que a decisão é “voluntária” e pede uma “transferência pacífica de poder”.

Após de 37 anos no poder, Mugabe pediu demissão antes de se inciarem os debates para abertura de processo de impeachment que o destituiria do cargo de chefe de estado. Durante sessão que decorria no Parlamento, Mudenda, líder da casa, anunciou a decisão de Robert. O anúncio foi recebido com aplausos pela população.

Foto: Reprodução

A sessão estava sendo acompanhada por centenas de pessoas que se encontravam em frente ao Parlamento e que exigiam o afastamento imediato de Mugabe do cargo de presidente. Ele se encontrava confinado em residência particular desde a semana passada.

Nas ruas, milhares de pessoas festejam o fim de uma era que perdurou por quase 40 anos. O clima de festa tem se espalhado por todo o país com buzinaços, danças, gritos e bastante euforia da população.

Apesar de estar sendo pressionado pelo próprio partido, pela oposição e pelas Forças Armadas, Mugabe não queria ceder. Ele é acusado de sucessivas violações dos Direitos Humanos para se manter no poder desde 1980.

Quem tomará posse do cargo será o antigo vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, a partir desta quarta-feira (22). Segundo declarações feitas à agência Reuters, Mnangagwa vai cumprir o restante do tempo de mandato até as eleições de setembro de 2018.

Deixe um comentário