“O Mundo Perfeito” é um romance focado em personagens, no qual a narrativa se desenvolve das ações dos protagonistas. Á […]

Acervo Penalux: “O Mundo Perfeito”, romance de Cláudia Marczak

“O Mundo Perfeito” é um romance focado em personagens, no qual a narrativa se desenvolve das ações dos protagonistas. Á exemplo de livros como o “Primo Basílio” de “Eça de Queiróz, a história contada em “O Mundo Perfeito”, é sobre uma mulher chamada Luísa. Luísa é mãe, mas não nutre a emotividade comum ao papel materno, do mesmo modo que não demonstra vitalidade para nada que circunde sua vida social, sua vida familiar.

Esta caricatura social é desenvolvida em um recorte de universo pequeno, em um núcleo familiar básico, porém a crítica tecida na narrativa se faz muito mais universalizada. A denúncia vem como efeito colateral das atitudes tomadas pela própria personagem. Luísa sente uma grande insatisfação com sua vida, seu marido Eduardo sempre viaja, o que faz com que Luísa contemple-se em sua solidão e se aperceba do seu vazio existencial.

A história se fomenta a partir da chegada de um operário, de classe média baixa, que começa a realizar trabalhos na casa do casal. Luísa, com segundas intenções seduz o homem e à medida que o caso se desenvolve, a narrativa também desenrolasse no seu intuito de revelar a mesquinhez da personagem principal e seus desejos supérfluos.

O feminino é trabalhado em paralelo as denúncias daqueles que vivem de aparências, e que fundam toda a sua estrutura social em cima de representações. Com um olhar realista, Cláudia faz sua história demonstrando uma razão consciente, capaz de sondar ao fundo os motivos ignóbeis do ser humano.

GÊNERO: Romance (Selo Castiçal)
ISBN: 978-85-5833-053-1 | ANO: 2016
FORMATO: 14X21
PÁGINAS:  204 | Pólen Bold 90gr

Vendas: https://www.editorapenalux.com.br/catalogo-titulo/o-mundo-perfeito

Sobre a autora:

Cláudia Marczak: Nasci no litoral de São Paulo, na cidade de Santos, no ano do Cavalo de Fogo. Comecei a me interessar pelas letras aos 8 anos, com meus primeiros poemas. Na adolescência comecei a me encantar pela poesia e escrevi meu primeiro livro amador. Em 2010, fiz a publicação independente do meu livro de poemas Caos e, no mesmo ano, Lugar Algum, pela Editora Corpos de Portugal. Em 2014 publiquei pela Editora Penalux meu primeiro romance, A flor da pele. Atualmente sou colaboradora-contista do site Literaturabr. Acredito na arte como a principal e mais autêntica forma de expressão humana.

Editora Penalux

www.editorapenalux.com.br

 

Deixe um comentário