A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), […]

Foto: Divulgação/PC-AM

Zoofilia em Manaus termina com prisão e morte de animal

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), prendeu preventivamente, na tarde deste último sábado (03/01), um homem de 22 anos acusado de praticar zoofilia contra uma cadela sem raça definida, em Manaus. O crime resultou na morte do animal.

De acordo com a delegada Juliana Viga, as investigações tiveram início na sexta-feira (02/01), após a Sepet receber uma denúncia de abuso sexual contra o animal. A ocorrência foi formalizada e encaminhada à Polícia Civil para apuração.

“Junto à denúncia, recebemos um vídeo gravado pelo próprio autor, no qual ele aparece cometendo o crime contra a cadela. A violência extrema levou à morte do animal. Diante da gravidade dos fatos, solicitamos imediatamente ao Poder Judiciário a prisão preventiva do investigado”, explicou a delegada.

Ainda na sexta-feira, o suspeito foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após diligências realizadas com o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCaes), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

No sábado, a Central de Plantão Criminal deferiu o pedido de prisão preventiva. Após novas diligências, o mandado foi cumprido e o homem encaminhado novamente ao 6º DIP para os procedimentos legais.

A secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, destacou que a resposta ao crime foi rápida e rigorosa. “Assim que recebemos a denúncia, acionamos as forças de segurança. O suspeito foi localizado, preso e confessou o crime. Violências como essa são inadmissíveis e representam um risco à sociedade. Não haverá tolerância”, afirmou.

Denúncias de maus-tratos

A Sepet reforça que crimes de maus-tratos, abuso e violência sexual contra animais são previstos em lei e tratados com máxima seriedade. As ações de fiscalização e repressão seguem intensificadas em todo o Amazonas, em parceria com os órgãos de segurança pública.

Denúncias podem ser feitas pelo Departamento de Denúncias da Sepet, pelo telefone (92) 98127-0039, além dos canais:

  • (92) 3667-7741 – Dema
  • 197 ou (92) 3667-7575 – PC-AM
  • 181 – Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)

O Boletim de Ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia ou diretamente na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus. O registro também pode ser feito pela Delegacia Virtual (Devir), no site oficial.

O investigado responderá pelo crime de maus-tratos a animais e permanecerá à disposição da Justiça.

(*)Fonte: PC-AM

 

Deixe um comentário