Aqui vai uma charada: parece gato, nada como lontra e ainda vive em boa parte do Brasil, sabe o que […]

Você conhece o parente próximo da onça-pintada: o Jaguarandi
Aqui vai uma charada: parece gato, nada como lontra e ainda vive em boa parte do Brasil, sabe o que é? Esse é o jaguarundi (Puma yagouaroundi), um felino tão misterioso quanto fascinante que poucas pessoas conhecem – mesmo vivendo perto da gente.
Apesar de pequeno e aparentemente inofensivo, o jaguarundi guarda uma série de curiosidades que o tornam único entre os felinos das Américas. O que atiça a curiosidade de vários pesquisadores e conservacionistas.
O Jaguarandi
O jaguarandi é um felino silvestre nativo da América, mas encontrado no Sul do Texas (EUA) até o norte da Argentina. No nosso país podemos encontrá-lo em diversos biomas como a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado e até áreas da Mata Atlântica.
Podemos listas como algumas de suas características:
- Corpo alongado;
- pernas curtas;
- cauda comprida;
- orelhas pequenas e arredondadas,
- ele lembra uma lontra.
Por isso, muitos o chamam informalmente de “gato-lontra”. No entanto, ele está mais próximo do puma(ou suçuarana) do que de gatos domésticos ou jaguares.
Além disso, sua pelagem sofre de uma mutação rara, conhecida como “melanismo”. Portanto, ela varia entre tons de cinza, marrom-avermelhado ou preto.
O comportamento dos felinos
O jaguarundi é um animal que se destaca da maioria dos felinos por ser diurno, ou seja, a caça e o deslocamento dele são realizados durante o dia.
Ele é solitário e territorialista, marcando seu espaço com urina e fezes.
Outro destaque é sua habilidade aquática. O jaguarundi nada com facilidade e costuma viver próximo a rios, córregos e áreas úmidas. Sua cadeia alimentar inclui desde peixes e sapos até roedores, aves e lagartos.
Aliás, por controlar a população de pequenos animais, ele é imprescindível para o equilíbrio ecológico dos habitat sem que ele vive.
Apesar da sua resistência, o jaguarundi é sensível às mudanças no ambiente. Então a destruição do habitat, atropelamentos e caça ilegal são ameaças que vêm afetando a sua perpetuação.
A falta de informação sobre esse incrível animal pode dificultar sua proteção. O pesquisador Carlos Renato, especialista em felinos silvestres explica:
É um animal que precisa ser mais estudado e valorizado, porque desempenha um papel importante nos ecossistemas brasileiros
No fim das contas, o jaguarundi é prova viva de que a natureza ainda guarda segredos incríveis. Enquanto muitos só enxergam gatos domésticos ou onças majestosas, esse “gato lontra” nada, caça, escala e sobrevive em silêncio. E talvez seja isso que o torne tão especial: ele não precisa de “hype” pra ser extraordinário.
(*) Fonte: Fatos Desconhecidos