Inglaterra – Após passar por uma série de avaliações, um filhote de labrador entrou para a equipe de cães de […]

(Foto: Youtube\Medical Detection Dogs)

VÍDEO: Filhote de labrador é treinado para detectar infecções pulmonares

Inglaterra – Após passar por uma série de avaliações, um filhote de labrador entrou para a equipe de cães de biodetecção da organização Medical Detection Dogs (MDD). Batizado de Chilli, o animal está sendo treinado para identificar, por meio do faro, infecções pulmonares, como as causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

A proposta é que o cão seja capaz de auxiliar em diagnósticos rápidos e não invasivos, utilizando a alta sensibilidade olfativa característica da espécie. O treinamento é considerado raro, e Chilli pode se tornar um dos poucos cães no mundo aptos a detectar esse tipo específico de infecção.

Em um vídeo divulgado pela MDD, o labrador aparece em fase de avaliação, cheirando tijolos utilizados como amostras para identificar um odor-alvo. De acordo com a instituição, o processo exige alto nível de precisão, e o animal é recompensado sempre que apresenta o comportamento correto.

Um representante do abrigo Battersea Dogs and Cats Home, onde Chilli nasceu, comentou o desempenho do filhote em entrevista à revista People. Segundo ele, o potencial do labrador já era percebido desde cedo.

“Todos em Battersea ficaram muito felizes ao saber que Chilli passou na avaliação final e agora ajudará a fazer uma diferença real na vida das pessoas como um cão de biodetecção. Embora todos os animais sob nossos cuidados sejam especiais, sabíamos que Chilli tinha algo a mais”, afirmou.

Antes de ingressar oficialmente no treinamento, o filhote passou por diversos testes comportamentais e sensoriais. De acordo com um porta-voz da MDD, Chilli se destacou por apresentar confiança, personalidade marcante e grande interesse em usar o faro, características consideradas essenciais para cães de detecção de odores.

Deixe um comentário