Manaus – Um ventilador superaquecido foi apontado pelas autoridades como a causa de um princípio de incêndio que atingiu, na […]

Ventilador em curto-circuito provoca incêndio e destrói parte de residência no Jorge Teixeira
Manaus – Um ventilador superaquecido foi apontado pelas autoridades como a causa de um princípio de incêndio que atingiu, na noite de domingo (20), uma residência no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. O aparelho caiu sobre um colchão, provocando um curto-circuito que deu início às chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), três cômodos da casa – dois quartos e a cozinha – foram completamente consumidos pelo fogo.
A estrutura da residência, feita parcialmente de madeira, somada à precariedade da fiação elétrica, contribuiu para que o incêndio se espalhasse rapidamente. De acordo com o coordenador da ocorrência, militar Felipe Lopes, a guarnição utilizou técnicas específicas para conter o avanço das chamas e impedir que o fogo atingisse imóveis vizinhos.
“Um curto-circuito fez expandir as chamas, causando o incêndio. Tivemos apenas perdas estruturais porque a instalação elétrica estava em más condições, e a estrutura do telhado, por ser de madeira, colaborou com a propagação do fogo”, explicou Felipe.
Alerta à população
O caso serviu de alerta para os riscos de deixar aparelhos elétricos ligados sem supervisão. “É fundamental que a população redobre a atenção, evitando manter equipamentos conectados à rede quando se ausentar de casa. O incêndio foi controlado, mas poderia ter tomado proporções maiores”, ressaltou o bombeiro.
Na ação, quatro viaturas e diversos militares foram mobilizados, utilizando cerca de 3 mil litros de água para o controle total do incêndio. Não houve feridos. O CBMAM reforça que, em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo número 193.
(*) Com informações: D24Am