A mestranda Jackeline Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas […]

UEA: projetos culturais levam oficinas a jovens do interior do AM
A mestranda Jackeline Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGeec/UEA), teve três projetos culturais aprovados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A primeira iniciativa a ser realizada será o “Aglomeração Literária: Palavrartes em Move-Mente”, que propõe oficinas formativas de criação de poemas/slam e contação de histórias nos municípios de Manaus, Coari, Iranduba, Novo Airão e Rio Preto da Eva, entre julho e setembro de 2025.
O projeto tem apoio do Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal. Ao todo, reunirá 18 artistas diretos das áreas de literatura, teatro, educação, pedagogia e música, além de 14 monitores aprendizes. De acordo com Jackeline, o objetivo é fortalecer a expressão artística, a escuta sensível e valorizar narrativas (auto)biográficas no contexto amazônico, promovendo a literatura como ferramenta de invenção social, territorial e cultural.
Os outros dois projetos aprovados e ainda em fase de organização são: “Oficinas formativas em teatro do oprimido: possíveis experimentações para narrativas (auto)biográficas no ensino de ciência e a vida” e o “Festival Literário das Margens (Flim)”. Além disso, Jackeline também relançará seu livro de poemas “Introspecção: da natureza à arte ancestral”, no dia 25 de julho, que será utilizado como referência nas oficinas.
Para quem deseja participar do projeto como monitor aprendiz, há vagas abertas nas áreas de produção cultural, fotografia, oficinas (criação de poemas e contação de histórias) e social media, com atuação em Coari, Novo Airão e Manaus. Os selecionados receberão R$ 150,00 por duas participações e poderão escolher os dias de atuação. A carga horária total é de 12 horas (com direito a certificado), dividida em uma parte teórica (presencial ou on-line) e duas práticas. As inscrições seguem até 7 de julho, pelo formulário: link do formulário.
As oficinas literárias seguem o seguinte cronograma:
- Iranduba: Lar Terapêutico Ágape (km 29 da AM-070) – de 8 a 29 de julho, às terças-feiras, das 8h30 às 15h.
- Rio Preto da Eva: Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz (AM-010, km 53) – de 10 a 31 de julho, às quintas-feiras, das 8h30 às 15h.
- Novo Airão: Dias 15/8 (14h às 17h) e 16/8 (9h às 12h) na Fundação Almerinda Malaquias; e Sarau às 18h no Parque Pinheiral. Inscrições de 28/7 a 8/8 pelo @allegriahoficial ou @aglomeracaopoetica no Instagram, ou presencial no Cras.
- Coari: De 3 a 5 de setembro (local e horários a confirmar). Inscrições de 18 a 29 de agosto pelo Instagram dos projetos.
- Manaus: De 2/8 a 7/9, aos sábados, às 14h, no Centro Espírita Casa do Caminho (Nova Cidade). Duas turmas: crianças (6 a 11 anos) e maiores de 12 anos. No dia 23/10, haverá um encontro de contação de histórias na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Esat). Inscrições de 14 a 25 de julho via formulário nos perfis @allegriahoficial e @aglomeracaopoetica.
Além da participação de artistas locais, o projeto conta com apoio da Escola de Egressos/UEA, Vidar em In-tensões/UEA, Centro Espírita Casa do Caminho, Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz, Lar Terapêutico Ágape, Formas em Poemas, Associação dos Escritores do Amazonas e Curso de Teatro da UEA.
Mais informações podem ser obtidas no perfil @allegriahoficial no Instagram, pelo Facebook dos projetos ou pelo número (92) 98505-4300, com Jackeline Monteiro.
