O ultimato do ex-presidente americano Donald Trump ao líder russo Vladimir Putin, para cessar os combates até 8 de agosto […]

(Imagem: New York Times)

Trump recua de sanções e marca cúpula com Putin para discutir guerra na Ucrânia

O ultimato do ex-presidente americano Donald Trump ao líder russo Vladimir Putin, para cessar os combates até 8 de agosto sob ameaça de sanções severas, terminou sem punições. Em vez disso, a Casa Branca anunciou para esta sexta-feira (15) uma cúpula entre os dois no Alasca, sem a presença confirmada do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Putin chega à negociação defendendo a anexação de Donbass e Crimeia, a exclusão da Ucrânia da Otan e o afastamento de tropas ocidentais. Kiev, por sua vez, já declarou que não cederá território, com Zelensky afirmando que a Rússia “não receberá nenhum prêmio pelo que fez”.

Enquanto isso, o avanço russo no leste e norte da Ucrânia continua, acompanhado de ataques de mísseis e drones contra cidades ucranianas. O vice-presidente americano JD Vance avalia que um eventual acordo dificilmente agradará Moscou ou Kiev. Trump, que já prometeu encerrar o conflito em 24 horas, tenta se colocar como o “pacificador” da guerra mais sangrenta da Europa nas últimas décadas.

(*) The News

Deixe um comentário