O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que está disposto a conversar com o presidente Luiz […]

Trump diz que pode conversar com Lula sobre tarifa de 50%, mas adia diálogo e defende Bolsonaro
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que está disposto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a nova tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros. No entanto, sinalizou que esse diálogo “não acontecerá agora”. A declaração foi dada em resposta à jornalista brasileira Raquel Krähenbühl, correspondente da TV Globo em Washington.
Durante a breve entrevista, Trump aproveitou para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “um homem muito honesto” e “um bom negociador”. “Ele ama o povo brasileiro. Já negociei com ele, o conheço bem. Acho que está sendo tratado de forma muito injusta”, declarou o republicano, em tom crítico à condução dos processos enfrentados por Bolsonaro no Brasil.
A taxação imposta por Trump foi anunciada na última quarta-feira (9), por meio de uma carta endereçada diretamente a Lula. Com a medida, o Brasil passa a ser o país mais afetado entre os 22 alvos da nova política tarifária proposta pelo ex-presidente norte-americano, que tenta fortalecer o discurso de proteção à indústria dos EUA em sua atual campanha para retornar à Casa Branca.
A tarifa causou forte repercussão no setor produtivo brasileiro e é vista como um obstáculo significativo ao comércio entre os dois países. Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou oficialmente sobre o conteúdo da carta ou sobre as falas recentes de Trump.
(*) Com informações: D24AM