EUA – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da […]

(Foto: Reprodução Instagram @realdonaldtrump)

Trump diz que Lula pode ligar “quando quiser” após tarifaço de 50% contra o Brasil

EUA – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “pode ligar quando quiser”. A declaração foi feita a jornalistas na Casa Branca, em meio à repercussão do aumento de tarifas sobre produtos brasileiros.

“Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece. Eu amo o povo brasileiro”, disse Trump, sem detalhar as críticas ao governo brasileiro, mas deixando claro seu descontentamento: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”.

A fala ocorre logo após a formalização da tarifa de 50% imposta pelo governo dos EUA a produtos do Brasil. Segundo a gestão americana, a medida foi decretada como uma “emergência nacional” diante de políticas e ações classificadas como “incomuns” e “extraordinárias” por parte do governo brasileiro.

No início da semana, o blog do jornalista Gerson Camarotti revelou que Lula estaria disposto a entrar em contato com Trump, desde que a ligação fosse atendida diretamente pelo ex-presidente norte-americano. Em entrevista ao jornal The New York Times, publicada na quarta-feira (30), Lula afirmou que ninguém nos EUA “quer conversar” sobre o chamado tarifação.

O impasse amplia a tensão diplomática entre os dois países e coloca em foco o impacto das novas tarifas na economia brasileira.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário