Manaus – Em alusão à campanha Agosto Lilás, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, nesta quinta-feira (28), uma […]

(Foto: Júnior Souza/TRE-AM)

TRE-AM promove roda de conversa sobre violência psicológica e saúde mental

Manaus – Em alusão à campanha Agosto Lilás, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, nesta quinta-feira (28), uma roda de conversa com o tema “Violência Psicológica e os Impactos na Saúde Mental”. O encontro reuniu especialistas e representantes de instituições ligadas à proteção dos direitos das mulheres.

Participaram da discussão a psicóloga Edvania Oliveira Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia da UNINORTE; a delegada Patrícia Leão, titular da DECCM Centro-Sul; a advogada Fabiana Seabra, representante da Rede de Apoio das Ouvidorias do Amazonas; e a médica psiquiatra Alessandra Pereira. A mediação ficou a cargo do juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira, membro do Pleno do TRE-AM.

A juíza Mônica Câmara, presidente da Comissão Permanente de Incentivo à Participação Feminina e de Proteção dos Direitos da Mulher do TRE-AM, destacou a relevância do debate no ambiente profissional. “A violência psicológica está presente em todas as esferas sociais e muitas vezes passa despercebida. É essencial promover espaços de diálogo como este, para que as vítimas consigam se reconhecer e buscar ajuda”, afirmou.

Já a juíza Lídia Abreu, ouvidora da Mulher do TRE-AM, reforçou a importância da Lei Maria da Penha e o papel da Justiça Eleitoral na defesa da dignidade feminina. “Nenhuma forma de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, encontrará guarida ou tolerância nesta instituição. Estamos empenhados em garantir que todas as mulheres tenham seu direito à dignidade plenamente respeitado e protegido”, declarou.

O evento foi promovido pela Comissão Permanente, em parceria com o Programa AME-SE, a Ouvidoria do TRE-AM e a Ouvidoria da Mulher, reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral com a igualdade de gênero, a saúde mental e o combate à violência em todas as suas formas.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário