Tóquio anunciou que implementará a semana de trabalho de 4 dias a partir de abril de 2025, beneficiando cerca de […]
![](https://portaldominuto.com.br/wp-content/uploads/2024/12/jornada-de-trabalho-de-4-dias-toquio.jpg)
Tóquio adota semana de trabalho de 4 dias para funcionários públicos a partir de 2025
Tóquio anunciou que implementará a semana de trabalho de 4 dias a partir de abril de 2025, beneficiando cerca de 160 mil funcionários públicos. A capital japonesa será a primeira grande cidade global a adotar oficialmente o modelo, marcando um avanço significativo em uma ideia que tem sido discutida desde 2021. Apesar de tentativas anteriores, com uma adesão baixa de apenas 8% das empresas japonesas, a medida é vista como um passo importante para enfrentar os desafios enfrentados pelo país.
O governo japonês acredita que o excesso de trabalho está impactando diretamente a queda na taxa de natalidade, já que os cidadãos, sobrecarregados com horas extras, têm menos tempo para socializar, se casar e formar famílias. O Japão enfrenta uma população envelhecida, com quase um terço de seus habitantes acima de 65 anos, e a taxa de fertilidade do país é uma das mais baixas do mundo, com apenas 1,2 filhos por mulher.
Além de reduzir a carga de trabalho, o governo japonês também implementou outras medidas para estimular o aumento da população, como o lançamento de um aplicativo de namoro. No entanto, enquanto a semana de 4 dias ainda não ganhou força no Japão, ela tem se espalhado por outros países, como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Islândia, e também é um tema de discussão nos Estados Unidos e no Brasil, onde testes mostraram resultados positivos.
A medida em Tóquio reflete uma mudança significativa na relação dos japoneses com o trabalho, tradicionalmente conhecida por sua dedicação intensa e longas horas extras. Com a adoção da semana de 4 dias, o governo espera melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e, consequentemente, incentivar o crescimento populacional.