O crime aconteceu por volta de 9h, pelo horário local, na escola Viertola, em Vantaa, cidade que fica na região […]

Tiroteio em escola na Finlândia deixa três menores feridos; adolescente suspeito do crime é detido
O crime aconteceu por volta de 9h, pelo horário local, na escola Viertola, em Vantaa, cidade que fica na região metropolitana de Helsinque, a cerca de 30 minutos da capital.
“Todas as pessoas envolvidas no tiroteio são menores de idade. Três pessoas ficaram feridas”, disse a polícia, que chegou ao local às 9h08.
As forças de segurança também informaram que o suspeito, que estava armado no momento, havia sido preso em uma área de Helsinque de “maneira calma”. “O autor estave de posse de uma arma de fogo”, declarou a polícia em seu site na internet.
A escola de Vantaa tem cerca de 800 alunos, com idades entre 7 e 15 anos, e 90 funcionários. A força policial continua na região do tiroteio e orientou que os moradores nas proximidades da escola evitem sair de casa. Foi criada uma unidade de crise que reúne funcionários da escola e da prefeitura.
Um vídeo, transmitido pelo jornal Iltalehti e apresentado como a prisão do suspeito, mostra dois policiais segurando uma pessoa deitada de bruços.
Os pais de crianças da escola disseram às mídias finlandesas que o tiroteio ocorreu em uma sala de aula. Os familiares afirmam que puderam falar com seus filhos por telefone.
Os alunos foram mantidos em suas salas de aula e muitos pais se dirigem para a escola, onde estão sendo atendidos por policiais, de acordo com a televisão pública Yle.
A ministra do Interior da Finlândia, Mari Rantanen, disse em uma postagem no X (antigo Twitter) que o dia havia começado de uma “maneira chocante”.
“Só posso imaginar a dor e a preocupação que muitas famílias estão sentindo no momento”, disse ela na publicação.
*Reportagem em atualização
