Prédios comerciais, shoppings e condomínios de Manaus foram evacuados, na tarde desta terça-feira (21), após um tremor de terra assustar […]

Terremoto na Venezuela causa tremores em prédios de Manaus e assusta amazonenses

Prédios comerciais, shoppings e condomínios de Manaus foram evacuados, na tarde desta terça-feira (21), após um tremor de terra assustar a população em diversos pontos da cidade. O Corpo de Bombeiros (CBMAM) registrou 15 chamados na capital amazonense em decorrência ao terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter ocorrido no litoral da Venezuela. Assustados, ocupantes de edifícios localizados no bairro Dom Pedro, Adrianópolis, Ponta Negra e Centro, que sentiram o abalo, abandonaram os prédios.

O Serviço Geológico Americano (USGS) informou, em tempo real, que o epicentro do tremor ocorreu a 22 quilômetros a sudoeste de Irapa, na cidade litorânea de Yaguaraparo, que fica situada na província de Sucre, ao norte da Venezuela, mas foi sentido em todos os territórios que cercam o país, como as ilhas de Aruba, Trindad e Tobago, Curaçao e Bonaire, além da capital, Caracas.

Em Manaus, vários edifícios nos bairros Adrianópolis (The Office), Ponta Negra (Tropical Hotel) e avenida Djalma Batista (Millenium Shopping) foram evacuados, segundo relatos de populares. Na Morada do Sol e na Jacira Reis, moradores de prédios, assustados com o tremor, desceram de seus apartamentos e ficaram na rua. A mesma cena também foi vista no bairro Vieiralves e no centro da capital.

Prédios como The Office e Millennium Shopping foram evacuados. Tremor no estado venezuelano de Sucre foi sentido em diversas áreas da capital amazonense – Foto: Divulgação

Moradora do Eldorado Park, no Eldorado (zona centro-sul), a profissional de relações públicas, Evelyn de Paula, percebeu o tremor de terra por volta das 17h40 e precisou descer 16 andares com a filha no colo. “Minha mãe, filha e eu sentimos o tremor. Só pensamos em pegar documentos e sair do prédio com a roupa do corpo. Assim que abrimos a porta, vários outros vizinhos estavam em alerta”, disse.

Com medo de possíveis desabamentos, a escada foi a saída. “Nem pensamos em usar os elevadores, foram 16 andares de escada e quando chegamos no térreo, estavam lá os moradores das três torres do condomínio. Descrevo a sensação como se fosse uma forte labirintite”, comentou Evelyn.

O tremor também foi sentido na zona leste. Morador do Coroado, o praticante de artes marciais, Iuri Dias, disse já ter sentido outros tremores, mas esse foi “fora do normal”. “Estava jogando vídeo game na hora do tremor. Não foi a primeira vez, essa é a sexta vez, mas esse foi fora do normal. Corri, peguei minha esposa e corremos para o prédio em que moram meus avós”, contou Dias.

O CBMAM foi acionado por meio do telefone de emergência 193 e realizou vistorias em alguns pontos da capital. A assessoria da corporação informou, ainda, que a população pode retornar às suas atividades normalmente. Caso outro registro venha a acontecer, é necessário manter a calma e evacuar ordenadamente as dependências do local onde o tremor está sendo sentido.

*Colaborou: Artur Mamede

Por Narel Desiree

Deixe um comentário