n Entidades do setor comercial do Amazonas temem que a demora do Banco Central (BC) para reduzir a taxa de […]

Taxa de juros em 13,75% pode falir emprendedores do Amazonas, avalia setor comercial

n

Entidades do setor comercial do Amazonas temem que a demora do Banco Central (BC) para reduzir a taxa de juros, a longo prazo, provoque demissão, desabastecimento e até falência de empreendimentos locais.

nn

n

n

Nesta quarta-feira, o BC anunciou a manutenção pela quinta vez seguida da taxa Selic em 13,75%. O aumento dos juros é usado como artifício monetário para baixar a inflação em um cenário de demanda descontrolada a fim de evitar escassez.

nn

n

n

A inflação fechou 2022 em  5,79%, em queda comparado com 2021, quando foi de 10,06%. Ainda assim, ficou acima do teto da meta, de 5%.

nn

n

n

Para o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, o comércio não consegue aguentar a atual taxa de juros por muito tempo.

nn

n

n

Ele explica que os juros altos inviabilizam a atividade comercial porque fica mais caro pegar empréstimo para manter o capital de giro.

nn

n

n

Aderson admite que atualmente já existe desabastecimento de produtos no comércio local e adverte que se a situação se manter do jeito que está poderá haver falência de empresas.

nn

n

n

“Se a situação perdurar muito vamos ter desemprego, dificuldades, e talvez até falência no futuro, porque o desabastecimento já existe, por problemas de transporte porque estamos pagando frente mais alto com ágio por conta do nível baixo dos rios. E por outro lado a necessidade de capital de giro que as empresas estão sofrendo hoje para poder se manter viva e os empregos íntegros”, alertou.

nn

n

n

O presidente da Fecomércio cobra que o governo Lula (PT) apresente o mais breve possível a chamada ‘âncora fiscal’, planejamento de gastos  que vai substituir o teto aprovado no governo Temer e que limitava o crescimento da despesa pública à inflação.

nn

n

n

Na avaliação dele, com a apresentação do pacote econômico do governo, o BC terá elementos para trabalhar a descida dos juros. A previsão é que esse pacote de medidas econômicas seja apresentado por Lula após a viagem à China, que encerra no dia 27 de março.

nn

n

n

O presidente da Confederação dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag afirma que as vendas a prazo, isto é, aquelas feitas por crediário próprio ou de terceiro, representam os maiores montantes do setor comercial.

nn

n

n

Isso porque, segundo Ralph, ninguém tem condições de comprar à vista uma geladeira, por exemplo, por conta do peso da parcela que aumentou devido aos juros. Ele explica que a diminuição no ritmo de vendas pode pressionar os lojistas a demitir.

nn

n

n

“Atrapalha violentamente o comércio. As vendas estão caindo. Coisas de valores menores consegue até vender porque você compra a vista, mas quando o assunto é eletrodoméstico ou eletroeletrônico cai a venda. Porque não tem como. A pessoa vai olhar e dizer ‘fica muito caro, não vai ter como eu comprar agora’. As pessoas esperam e no esperar a gente tem a queda de venda”, reclamou Assayag.

nn

n

n

Ralph registra que para poder incentivar o consumo a taxa de juros teria que ser cortada pela metade como ocorreu no período da pandemia. Ele defende um patamar de juros em  6%.

nn

n

n

“Aí falam o seguinte: ‘vamos baixar a taxa e eles vão consumir mais e vai gerar falta de produto. É muito melhor investir nas indústrias com elas produzindo mais e empregando mais e a economia rodar do que puxar o freio de mão que gera demissão”, adicionou.

nn

n

n

No setor industrial a manutenção da taxa foi vista com distanciamento. O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), empresário Nelson Azevedo disse que o fantasma da queda das vendas no comércio assustas, mas que neste momento o Polo Industrial de Manaus (PIM) está em plena recuperação das perdas geradas na pandemia, mas adverte que os juros podem atrapalhar a produção.

nn

n

n

“Com certeza se reduzisse melhoraria muito mais e a economia teria outra dinâmica. Melhoraria o consumo porque para você comprar algo a prazo tudo incidem juros e logicamente inflação e juros contribuem para que tenhamos um produto mais caro. Mas graças a Deus aqui na Zona Franca de Manaus estamos vivendo um momento bom. Não estamos crescendo, mas estamos conseguindo recuperar as perdas grandes”, analisou o empresário.

nn

n

n

Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dia após o anúncio da manutenção da taxa Selic, disse que não tem explicação para “nenhum ser humano” no planeta Terra o atual patamar de juros no Brasil.

nn

n

n

“Eu digo todo dia, não tem explicação para nenhum ser humano, no planeta Terra, a taxa de juros no Brasil estar a 13,75%. Não existe explicação, então, como presidente da República, eu não posso ficar discutindo cada relatório do Copom. Não posso. Eles paguem o preço pelo que estão fazendo”, disse o presidente.

nFonte: A Críticann

Deixe um comentário