As tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras começam a mostrar impactos significativos, e o setor de […]

Tarifas dos EUA afetam indústria brasileira de madeira e ameaçam 180 mil empregos
As tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras começam a mostrar impactos significativos, e o setor de madeira processada é um dos mais atingidos. A indústria, que exportou US$ 1,6 bilhão em produtos aos EUA no ano passado, depende fortemente do mercado norte-americano, responsável por cerca de metade de toda a produção nacional.
O desafio é que os contratos do setor são altamente personalizados, dificultando o redirecionamento imediato das exportações. A Millpar, segunda maior empresa do segmento no Brasil, já colocou 65% de seus trabalhadores em férias coletivas por tempo indeterminado como medida preventiva.
De acordo com a associação da indústria, cerca de 180 mil empregos diretos estão em risco, especialmente nos estados da região Sul do país. Mesmo sem completar um mês desde a entrada em vigor das tarifas, o impacto já ameaça não apenas empresas, mas toda a sobrevivência das cadeias produtivas ligadas à madeira no Brasil.
(*) The News