Brasília – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (26) a denúncia contra o ex-presidente Jair […]

Imagem: Reuters | Amanda Perobelli

STF decide nessa quarta-feira o futuro de Bolsonaro

Brasília – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (26) a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado. Se a acusação for aceita, ele se tornará réu em um processo criminal inédito para um ex-presidente no Brasil.

Bolsonaro acompanhou o início do julgamento na terça-feira (25), ao lado de aliados, e afirmou estar “tranquilo”, alegando que “nada dessa denúncia se sustenta”. A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente e seus apoiadores discutiram um plano para anular o resultado das eleições de 2022 e mantê-lo no poder.

Entre os oito denunciados estão ex-ministros, militares e assessores próximos. A delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, é um dos principais elementos da acusação. O julgamento está nas mãos dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Tentativas das defesas para afastar os três últimos do caso foram rejeitadas.

A denúncia envolve cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Caso o STF aceite a acusação, Bolsonaro enfrentará um julgamento criminal no segundo semestre, quando sua defesa poderá apresentar provas e argumentos para contestar as acusações.

Deixe um comentário