Brasília – O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (27) o afastamento cautelar dos prefeitos […]

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

STF afasta prefeitos da Bahia por suspeita de desvio de emendas na Operação Overclean

Brasília – O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (27) o afastamento cautelar dos prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e de Boquira, Alan Machado, ambos na Bahia. Eles são investigados por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares, alvo da quarta fase da Operação Overclean.

Além dos prefeitos, também são alvos da operação o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA), que teve o sigilo telefônico quebrado, e seu assessor Marcelo Chaves Gomes, em endereços ligados a quem foram cumpridos mandados de busca. O ex-prefeito de Paratinga (BA), Marcel José Carneiro de Carvalho, também está entre os investigados.

A operação, que conta com a participação da Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União, cumpre ao todo 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento de servidores públicos. Segundo a PF, o grupo é suspeito de atuar na liberação de emendas entre 2021 e 2024 mediante pagamento de propina, além de fraudar processos licitatórios nos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga.

Os investigados respondem pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. A Agência Brasil informou que está tentando contato com os citados.

A deflagração da nova fase da Overclean ocorreu no mesmo dia em que o STF realizou uma audiência pública sobre a constitucionalidade das emendas impositivas ao Orçamento, convocada pelo ministro Flávio Dino. Entre os participantes previstos estavam os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

(*) Com informações: D24AM

Deixe um comentário