Durante o evento “CBIC Indicadores Regionais – Região Norte”, realizado na última quarta-feira (18), a Câmara Brasileira da Indústria da […]

(Foto: Divulgação / MRV)

Setor da construção civil celebra impulso

Durante o evento “CBIC Indicadores Regionais – Região Norte”, realizado na última quarta-feira (18), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção destacou o impacto positivo do programa Amazonas Meu Lar no setor, em Manaus. Segundo os dados apresentados, o número de apartamentos construídos na capital saltou de 431 para 1.900 unidades – aumento de 340,8% em relação ao primeiro quadrimestre de 2024. O crescimento expressivo, segundo representantes do setor, é reflexo dos estímulos promovidos pelo programa.

Moradia – Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Amazonas Meu Lar é considerado hoje o maior programa habitacional do estado.

Impacto – Segundo o titular da pasta, Marcellus Campêlo, a iniciativa não apenas aquece a economia por meio da construção civil, como também enfrenta de forma estruturada o déficit habitacional.

Investimento – A meta é beneficiar 22 mil famílias até o final de 2026, sendo 13 mil por meio do Subsídio Entrada do Meu Lar, que ajuda no pagamento da entrada de imóveis financiados. O investimento total previsto é de R$ 4,7 bilhões.

Tinindo – O senador Eduardo Braga (MDB) vem cumprindo uma maratona de compromissos no interior, com forte apelo popular e inaugurações de obras, num movimento que reforça o “clima de campanha” fora de época.

Turnê – Nesta sexta-feira, Braga teve agenda cheia em Parintins e hoje rumou para Itacoatiara – dois dos maiores colégios eleitorais do estado. Na quinta-feira, Braga já havia visitado o Mirante Lúcia Almeida, no centro de Manaus, ao lado do prefeito David Almeida (Avante).

Imagem – Aliás, Eduardo Braga e David tentam afastar qualquer sinal de distanciamento após o Avante decidir, no início do mês, lançar Marcos Rotta, chefe da Casa Civil da Prefeitura, como pré-candidato ao Senado. Ocorre que o senador do MDB já havia anunciado que é candidato à reeleição.

Reação – O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), deu mostras de que está disposto a dobrar a aposta sobre a ação que questiona a anulação do concurso realizado pela Casa em 2024. De acordo com ele, um novo edital será lançado em até 180 dias, conforme acordo com o MPE, com critérios mais rígidos de “transparência e credibilidade”.

Argumento – Esta semana, Reis sustentou, em discurso na CMM, que homologar um certame “com indícios de ilegalidade” seria danoso à imagem da Câmara. Ele também afirmou que a medida, embora impopular, visou proteger juridicamente a instituição. A DPE/AM questiona na justiça a suspensão do concurso.

Vitrine – A Suframa e empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) participam, entre os dias 23 e 26 de junho, da maior feira B2B de eletroeletrônicos e tecnologia da América Latina – a “Eletrolar Show 2025”, que será realizada em São Paulo.

Conexões – A autarquia terá estande próprio no evento e atuará na prospecção de novos negócios e no fortalecimento de parcerias para atrair investimentos à ZFM.

(*) Com informações: A Crítica

Deixe um comentário