Projeto irá começar pelos municípios da regional da calha do Juruá, com equipe multidisciplinar A Secretaria de Estado de Saúde […]
SES-AM realiza capacitação para fortalecimento da atenção básica no interior
Projeto irá começar pelos municípios da regional da calha do Juruá, com equipe multidisciplinar
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inicia, nesta segunda-feira (22/08), a qualificação técnica para os coordenadores de Atenção Básica dos municípios do interior do estado. A programação do Capacita APS do Amazonas – Fortalecendo a Atenção Primária em Saúde (APS) será no município de Guajará (a 1.476 quilômetros da capital), e segue até a sexta-feira (26/08). A ação também terá parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)
A programação abordará contextualizações sobre a situação de saúde do município, assistência farmacêutica, fortalecimento da Atenção Básica, Previne Brasil e seus indicadores de desempenho, integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Educação Permanente, fluxos e processos de trabalho, além de visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ao hospital regional.
De acordo com a chefe de Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe), Viviana Almeida, a equipe que se desloca para o interior é composta por diversos setores da secretaria, e tem o objetivo de trabalhar a assistência e desempenhar melhores indicadores.
“Nossa equipe vai com foco no fortalecimento da atenção básica, trabalhando os indicadores do programa federal Previne Brasil, enfatizando a importância da qualificação dos dados, treinando as equipes municipais nos sistemas de apoio à assistência farmacêutica, indicadores da vigilância em saúde, da APS e da Educação Permanente”, explica Viviana, acrescentando que os profissionais vai ainda trabalhar a assistência de média e alta complexidade existente na localidade, com visitas técnicas ao hospital e às UBS.
“Então é uma equipe completa que vai para o interior sob a coordenação da atenção básica, orientando, apoiando e qualificando o serviço de saúde em cada um desses municípios com o objetivo principal de melhorar a qualidade da assistência a população”, enfatizou a coordenadora.
Com o apoio da FVS-RCP, o Capacita APS irá enfocar assuntos voltados para o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.
“A atenção primária é fundamental para a vigilância em saúde. Todo o trabalho desenvolvido pelas nossas equipes começa lá no município, por isso a cada oportunidade de capacitação nós buscamos envolver nossas equipes, com foco em ofertar um serviço de qualidade para a população amazonense”, disse Tatyana Amorim, diretora da FVS-RCP.
O programa também irá percorrer outros municípios da região da calha do Juruá, como Envira, Eirunepé, Carauari, Itamarati e Ipixuna.
FOTOS: Divulgação/SES-AM
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br.