Manaus registrou 31 crimes de intolerância religiosa em 2021. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Também foi […]
Segundo dados da Secretaria de Segurança, Manaus registrou 31 crimes de intolerância religiosa em 2021
Manaus registrou 31 crimes de intolerância religiosa em 2021. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Também foi registrada a prática de discriminação por meio das redes sociais, além de um caso de crime de tortura em razão de discriminação racional ou religiosa.
A SSP disse não ter os dados de 2020, pois o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) só começou a gerar ocorrências desse tipo a partir do ano passado.
Para a advogada criminalista Goreth Rubim, apesar de serem crimes novos, o Brasil sempre teve casos de intolerância religiosa, principalmente em relação às religiões de matriz afro-brasileira.
“O estado tem por obrigação garantir que as pessoas tenham liberdade de religião. Não é imposto que sigamos um só tipo de religião. O estado é laico”
Conforme a advogada, o estado tem obrigação de garantir a segurança e o bem-estar para que as pessoas possam exercer seu culto religioso. “As religiões que mais sofrem com isso são as de matriz afro. Infelizmente já é algo histórico”
Veja a matéria completa em: G1 https://bityli.com/sIbFC