Washington – Em meio à escalada da guerra comercial com o Brasil, um alto representante do governo dos Estados Unidos […]

Secretário dos EUA abre caminho para tarifa zero sobre café, manga e cacau, sem mencionar o Brasil
Washington – Em meio à escalada da guerra comercial com o Brasil, um alto representante do governo dos Estados Unidos indicou que o país pode instaurar tarifas zero para produtos que não têm produção significativa no mercado americano — com destaque para café, manga e cacau. A declaração não citou diretamente o Brasil, mas trata-se de uma iniciativa voltada a contornar os efeitos da recente tarifa de 50% aplicada a produtos brasileiros.
De acordo com reportagem do UOL reproduzindo fonte oficial, nos bastidores, entidades empresariais americanas, como a National Coffee Association, têm pressionado por uma lista de exceções. A proposta beneficiaria itens críticos importados majoritariamente do Brasil — país responsável por cerca de 35% do café e 8% da manga consumidos nos EUA — e visa garantir que eles continuem chegando com impostos reduzidos.
Representantes do setor cafeeiro americano argumentam que a medida evitaria aumentos drásticos no preço ao consumidor, dado que os Estados Unidos não produzem volume relevante desses produtos internamente. Em especial, para o café — consumido diariamente por cerca de 76% dos americanos — a imposição de tarifas poderia elevar os custos no atacado e a varejo, comprometendo a estabilidade do mercado doméstico.
