Santa Catarina teve o melhor saldo migratório interno do Brasil entre 2017 e 2022. Nesse período, mais de 500 mil […]

Santa Catarina atrai brasileiros e estrangeiros e lidera crescimento populacional no país
Santa Catarina teve o melhor saldo migratório interno do Brasil entre 2017 e 2022. Nesse período, mais de 500 mil pessoas se mudaram para o estado, enquanto pouco menos de 150 mil saíram, resultando em um saldo positivo de 354 mil moradores — o maior do país tanto em termos absolutos quanto proporcionais, com um crescimento de 4,66% na população.
O estado vem se destacando por fatores como a menor taxa de desemprego do país, de apenas 3%, e uma renda média superior à nacional. Além disso, está entre os estados menos violentos do Brasil e concentra algumas das cidades com melhor qualidade de vida, o que tem impulsionado o interesse de pessoas em busca de mais segurança e bem-estar.
O crescimento não se limita aos brasileiros. Entre 2010 e 2022, a proporção de estrangeiros em SC triplicou, passando de 0,3% para 1,1% da população. O dado reforça a imagem de Santa Catarina como um estado que oferece oportunidades e qualidade de vida não apenas para migrantes internos, mas também para imigrantes internacionais.
Em contrapartida, estados que historicamente lideravam a migração no Brasil vivem um momento diferente. São Paulo e Rio de Janeiro, pela primeira vez desde os anos 1990, registraram mais saídas do que entradas de moradores. O saldo migratório de SP ficou negativo em 90 mil pessoas, enquanto o do RJ foi ainda mais expressivo, com perda de 165 mil habitantes.
A mudança de cenário revela uma reorganização dos destinos preferidos pelos brasileiros, com estados como Santa Catarina assumindo o protagonismo no mapa da migração nacional.
(*) Fonte: The News