Roma – O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, 69, dos EUA, como novo líder da Igreja […]

Saiba quem é Robert Prevost, escolhido como novo papa da Igreja Católica
Roma – O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, 69, dos EUA, como novo líder da Igreja Católica. O primeiro pontífice norte-americano escolheu ser chamado Leão XIV e será o 267° pontífice no cargo. As informações são do site metrópoles.
Prevost foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 2023. Ele é o primeiro papa agostiniano.
Robert Francis Prevost, nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.
Em 1977 ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.
Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Em 19 de junho de 1982, Robert Francis recebeu a ordenação sacerdotal.
Polêmica com novo Papa
O norte-americano Robert Prevost, enfrentou acusações relacionadas ao suposto encobrimento de abusos sexuais durante sua passagem pelo Peru. O prefeito do Dicastério para os Bispos, carrega acusações vindas do Peru, onde atuou como arcebispo em Chiclayo. Ele teria ignorado denúncias de vítimas contra dois padres acusados de abusos cometidos há cerca de uma década.
A diocese de Chiclayo informou Robert Francis Prevost abriu uma investigação sobre o caso que foi encerrada pelo Vaticano. Após a chegada de um novo bispo, a investigação foi reaberta.
Apoiadores do novo Papa dizem que ele é alvo de uma campanha difamatória por parte de membros de um movimento católico peruano que Francisco desmantelou.
Conclave
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
O responsável por comunicar o resultado do conclave que teve início nesta quarta-feira (7), foi o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele pronunciou a tradicional frase “Habemus papam” e anunciou o escolhido pelos cardeais.
Fonte: D24am