Pacientes russos com câncer de pele poderão, em breve, receber um tratamento inovador que combina inteligência artificial e tecnologia de […]

(Imagem: Cremerj)

Rússia testa vacina personalizada contra o câncer de pele

Pacientes russos com câncer de pele poderão, em breve, receber um tratamento inovador que combina inteligência artificial e tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O Instituto Gamaleya, conhecido mundialmente pelo desenvolvimento da vacina Sputnik V contra a Covid-19, anunciou que está pronto para iniciar testes clínicos de uma vacina personalizada contra o câncer.

A proposta do novo imunizante é revolucionária: ele é feito sob medida para cada paciente. Utilizando dados genéticos do tumor individual, os cientistas conseguem produzir, em aproximadamente uma semana, uma vacina que “ensina” o sistema imunológico a reconhecer e atacar as células cancerígenas. O medicamento, portanto, é intransferível e exclusivo para cada pessoa.

Iniciado em 2022, o projeto já apresentou bons resultados em testes com animais e em fases preliminares com humanos. Se os estudos clínicos forem bem-sucedidos, o modelo poderá ser adaptado para tratar outros tipos de câncer, incluindo os de pâncreas, rim e pulmão.

Apesar de custar cerca de US$ 2,8 mil por dose para ser produzida, a vacina será distribuída gratuitamente aos cidadãos russos, conforme informou o Ministério da Saúde da Rússia.

Com esse avanço, a Rússia se junta a países como Estados Unidos e Reino Unido na corrida por terapias oncológicas personalizadas. No entanto, diferentemente das nações ocidentais, onde os pacientes ainda devem aguardar mais tempo para ter acesso à tecnologia, os russos podem ser os primeiros a receber a chamada “dose sob medida” contra o câncer.

(*) The News

Deixe um comentário