A premiação é realizada pelos mesmos criadores da Comic Com Experience Brasil – tem seis categorias: Filmes, Séries, Games & […]

Roteirista amazonense é convidado para fazer parte do comitê de especialistas da CCXP Awards

A premiação é realizada pelos mesmos criadores da Comic Com Experience Brasil – tem seis categorias: Filmes, Séries, Games & eSports, Creators, Quadrinhos e Literatura, além de Homenagens especiais.

Em Quadrinhos, categoria presidida pelo Fora do Plástico (Pedro Ferreira e Mariana Viana), serão premiados os melhores quadrinho, quadrinista, álbum, tira e web-tira, roteirista, desenhista, arte-finalista e colorista.

Já em Literatura, categoria presidida por Daniel Lameira, editor da Aleph e Antofágica, será premiada a melhor obra de Ficção – com temática relacionada a cultura pop, como fantasia, policial, suspense, ficção científica e terror – e a melhor obra de Não ficção – com temática também relacionada a cultura pop, como TV, cinema, quadrinhos, música, literatura, games e cultura digital.

São elegíveis filmes, séries, quadrinhos, games e livros que foram lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.
A premiação do CCXP Awards está marcada para 15 de julho e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do evento e do portal Omelete na internet.

 O roteirista, produtor cultural e também um dos organizadores da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus, Evaldo Vasconcelos, anunciou recentemente nas redes sociais que faz parte do comitê de especialistas da primeira edição da maior premiação da cultura pop nacional, na ocasião, ele ainda aproveitou para convidar os artistas da região Norte a inscreverem suas obras na premiação – o prazo foi encerrado na segunda-feira (24/05). São elegíveis filmes, séries, quadrinhos, games e livros que foram lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Sobre o Evento

A organização do evento convidou jornalistas, artistas, produtores e pessoas da indústria do entretenimento nacional para compor o comitê de especialistas que, na prática, é quem seleciona as obras que vão concorrer aos prêmios.

Evaldo destaca que os convites são secretos, tornando-se públicos apenas se divulgados pelos próprios convidados. “A organização não divulgou o nome dos escolhidos. Só sabemos os nomes dos que resolveram publicar. Na região Norte, até agora só eu e Samela Hidalgo confirmamos e divulgamos o convite; ela também é de Manaus, mas mora há 10 anos em São Paulo”, diz ele.

Produção Nortista

Evaldo ressalta que a produção de Quadrinhos brasileira ainda é muito concentrada no Sudeste do País, e que incluir nortistas em eventos como esse abre uma grande oportunidade para os demais artistas da região.

“Ter jurados do Norte, neste tipo de premiação, garante que a produção dos artistas do Norte tenha chance de ser vista e conhecida por um público muito mais amplo de todo Brasil”, comenta. “Em 2020 e 2021 tivemos uma produção excepcional de quadrinhos no amazonas. Vários título e artistas locais se destacaram em premiações de quadrinhos e do mercado editoria brasileiro. Nossa maior expectativa é de ajudar a dar ainda mais visibilidade para os artistas locais dentro do mercado Brasileiro”, conclui ele.

Universo dos Quadrinhos

Evaldo Vasconcelos é produtor cultural e roteirista desde 2015. Em 2018 organizou o primeiro estande de quadrinistas de Manaus no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e foi palestrante convidado da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Desde 2019 organiza a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus. Perguntado pela nossa equipe sobre quais as  mudanças significativas ele percebeu nesses últimos anos tanto para ele como para a produação de quadrinhos no Estado, ele respondeu o seguinte:

“Quando começamos a participar dos eventos nacionais em 2018 a produção local estava quase parada. De lá para cá, com apoio principalmente de editais culturais da prefeitura e do estado, várias artistas começaram a produzir e esse material foi se destacando no cenário Nacional. Hoje, o Amazonas ainda tem uma produção pequena, comparando com outros estados, mas são trabalhos que se destacam pela qualidade e ganham cada vez mais espaço e reconhecimento dentro do cenário nacional.” finaliza o Roteirista.

Evaldo Vasconcelos em entrevista na Bienal de Quadrinhos de Curitiba (2018), entrevistado pelo diretor da Gibiteca de Curitiba Fúlvio Pacheco

Serviço

O quê: CCXP Awards
Onde: Ao vivo pelos canais oficiais do evento e do portal Omelete na internet.
Quando: 15 de julho

Deixe um comentário