Com a pandemia do novo coronavírus, o estado do Amazonas tem adotado medidas para combater a disseminação da doença. No […]
Quatro cidades do interior do Estado decretam ‘lockdown’ como medida de prevenção ao novo coronavírus
Com a pandemia do novo coronavírus, o estado do Amazonas tem adotado medidas para combater a disseminação da doença. No interior, os municípios de Tefé, Silves, Barreirinha e São Gabriel da Cachoeira adotaram o “lockdown” – que representa o bloqueio total de circulação de pessoas nas cidades. É uma ação mais restritiva que o isolamento social.
Os casos de Covid-19 tem aumentado com frequência no Amazonas e já chegaram a cerca de 90% dos municípios do interior do estado. Conforme o último boletim, divulgado nesta terça-feira (12), mais de mil novos casos foram registrados, chegando a mais de 14 mil infectados. O número de mortes também supera a marca de mil.
Como medida para Manaus durante a pandemia do novo coronavírus, nesta segunda-feira (11), o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ingressou com um recurso na Justiça pedindo a adoção de “lockdown” na capital amazonense. Esse recurso tem o objetivo de anular a decisão que foi realizada em 6 de maio, quando a Justiça negou a adoção do modelo mais rígido de isolamento no estado, pedido em Ação Civil Pública pelo MP-AM no dia 5 de maio.
Na noite desta terça, o governo do Amazonas anunciou a prorrogação da suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais até o dia 31 de maio deste ano. Entre as novidades anunciadas pelo governo em uma coletiva online, estão uso obrigatório de máscara e multas – de R$ 50 mil ao dia para pessoas jurídicas – em casos de descumprimento das determinações.
Tefé, com mais de 400 infectados
No dia 4 de maio, a prefeitura de Tefé, a 522 Km de Manaus, decretou a suspensão da circulação e aglomeração de pessoas em vias públicas da cidade, além de estabelecimentos comerciais, instituições bancárias e lotéricas. As medidas do decreto estabelecem “lockdown” do dia 5 a 15 de maio de 2020, das 15h às 6h do dia seguinte.
Barreirinha, com mais de 50 infectados
Já o decreto nº 167 desta segunda-feira (11) mostra que a Prefeitura de Barreirinha, a 512 Km de Manaus, decretou o “isolamento social rígido”, e adotou, também, o “lockdown”. A cidade estabeleceu novas medidas preventivas e restritivas como forma de prevenção ao novo coronavírus.
Foram suspensos, também, os serviços em agências bancárias e assemelhados tais como: bancos, bancos expressos, loterias, correios, agências de créditos e empréstimos.
Silves, com mais de 50 infectados
O município de Silves, a 182 Km de Manaus, também adotou o “lockdown” visando a contenção do avanço da Covid-19. Até esta segunda-feira (11), quando a medida foi tomada, a cidade registrava 52 casos confirmados e dois óbitos. A nova edição do boletim epidemiológico desta terça-feira (12) mostra que o número de infectados subiu para 53.
São Gabriel da Cachoeira
O município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 Km de Manaus, adotou o “lockdown” como medida de prevenção à Covid-19 ao assinar o decreto na sexta-feira (8). O boletim desta terça-feira (12) apontou que o local possui 137 casos de infectados e 10 óbitos.
O decreto mostra que ficam suspensas, entre os dias 9 a 19 de maio deste ano, das 15 as 6h do dia seguinte, a circulação e aglomeração de pessoas em vias públicas, além de estabelecimentos comerciais e instituições bancárias e lotéricas. A compra de alimentos, medicamentos, limpeza e higiene pessoal devem ser feitas das 6h às 15.
A proibição não se aplica, também, aos trabalhadores com missão de prestar serviços públicos essenciais, tais como, fornecimento de energia elétrica, água, telefone e internet. Aos advogados que estiverem acompanhando eventuais constituintes junto as autoridades policias.
Matéria completa: G1 Amazonas https://glo.bo/2SZm0NM