n O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) entregou nesta terça-feira (2) ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) uma […]
Quase 70 ex-prefeitos do Amazonas tiveram contas reprovadas por Tribunal; lista é entregue ao TRE-AM
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) entregou nesta terça-feira (2) ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) uma lista com 356 contas reprovadas de ex-gestores. O envio da lista, na qual constam a reprovação das contas de 69 ex-prefeitos do interior do Estado, é um rito previsto em todo ano eleitoral e serve de base para a contestação dos registros de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.
nn
n
Um dos candidatos que faz parte da relação é o ex-prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, que teve três prestações de contas julgadas irregulares pelo TCE-AM. Ele foi escolhido na convenção do sábado, do PT, para disputar o cargo de deputado estadual.
nn
Ao A CRÍTICA, Antônio Peixoto afirmou que vai recorrer da decisão do TCE. Segundo ele, o julgamento da Corte de contas é apenas uma recomendação, dado que a Câmara Municipal de Itacoatiara ainda não analisou o parecer do Tribunal.
nn
n
“Quando se exerce um mandato tem que estar preparado. Ninguém trabalha sozinho, você trabalha com uma série de assessores, mas posso assegurar que vamos reverter”, declarou o ex-prefeito.
nn
n
Durante o ato de entrega da lista na sede do TRE-AM, o presidente da Corte Eleitoral, o desembargador Jorge Lins, assegurou que a análise da lista pelo tribunal dará aos candidatos com as contas reprovadas o “direito à ampla defesa e ao contraditório”.
nn
n
Ex-vereador
nn
n
Outro pré-candidato com as contas julgadas reprovadas é o ex-vereador de Manaus Gedeão Amorim. Ele deve concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) pelo partido do prefeito David Almeida, Avante.
nn
n
As prestações de contas reprovadas pelo TCE são da época que Gedeão foi secretário de Estado de Educação na gestão do atual então governador Eduardo Braga.
nn
n
O ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro também figura com uma prestações de contas de 2014 julgada irregular. Em maio deste ano, a Justiça do Amazonas negou a retomada dos direitos políticos do ex-prefeito. A reportagem não conseguiu contato nem com Gedeão e nem com Adail.
nn
n
O presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro Érico Desterro explicou que a lista passada ao TRE-AM alcança ex-gestores que tiveram as contas reprovadas nos últimos oito anos.
nn
n
“A decisão de reprovar as contas ainda guarda o direito de recurso e agora cabe à Justiça Eleitoral qual deles de fato se tornarão inelegíveis ou não a partir da lista encaminhada hoje”, declarou durante a entrega do documento no TRE-AM.
nCom informações: A Críticann
n