Manaus – Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) irão protocolar, oficialmente, nesta quarta-feira (3), a instauração do pedido da Comissão […]

Proposta de CPI será protocolada nesta quarta e oposição mira presidência e relatoria
Manaus – Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) irão protocolar, oficialmente, nesta quarta-feira (3), a instauração do pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semcom na Mesa Diretora da Casa. O requerimento terá entre 15 e 16 assinaturas de apoios, segundo apurou o GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC).
O vereador William Alemão (Cidadania) revelou vontade de ser o presidente da CPI que vai investigar denúncia da Caixa 2 e suposta entrega de dinheiro vivo dentro de Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), no âmbito da gestão do prefeito David Almeida.
“Eu vou colocar meu nome na mesa, eu gostaria muito de ser o presidente da CPI, mas não estou impondo nada. Assim como fizemos com a CPI da Águas de Manaus – quando fizemos uma votação interna – espero que a gente consiga fazer do mesmo jeito na CPI da Semcom”, disse William Alemão.
Um dos autores do projeto, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) revelou que o grupo de parlamentares que defendeu a instalação da comissão pretende se esforçar para garantir os cargos da presidência e da relatoria da CPI.
“Quanto a isto não tenha dúvida”, frisou Guedes, ao explicar o trâmite da instalação da comissão que ainda deve passar pela Procuradoria da CMM. “A comissão deve ser formada por sete membros indicados pelos blocos parlamentares. Após o requerimento de instauração, o pedido vai para procuradoria, aí depois do parecer da procuradoria o presidente a instala formalmente. Depois tem a eleição dos membros da comissão”, explicou.
O parlamentar disse que pretende ouvir primeiramente o secretário municipal de Comunicação no âmbito da CPI. “Uma oitiva como aquela que aconteceu, em que um vereador tem pouco tempo para perguntar não tem validade para mim. Ele responde o que bem quiser e aí fica por isso mesmo. Para mim, não teve validade de inquirição nenhuma”, disse ao lembrar momento em que o secretário Israel Conte foi à CMM para responder questionamentos, no último dia 20 de março.
Na segunda-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), assinou pedido de abertura da CPI, para apurar a denúncia publicada em um portal de notícias, sobre pagamento de suposto ‘Caixa 2’ na sede da Semcom da prefeitura de Manaus.

Fonte: D24am
