O Programa Dermato Saúde Amazonas, do Governo do Estado, recebeu prêmio na categoria dermatologia humanitária pela Liga Internacional das Sociedades […]
Programa Dermato Saúde Amazonas do Governo do Estado ganha prêmio internacional
O Programa Dermato Saúde Amazonas, do Governo do Estado, recebeu prêmio na categoria dermatologia humanitária pela Liga Internacional das Sociedades de Dermatologia (LISD). O projeto é desenvolvido pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O prêmio foi concedido ao médico Carlos Chirano, diretor-presidente da Fuham, na terça-feira (16/07).
A LISD é uma entidade que representa 215 sociedades de dermatologia, de 103 países, em todo o mundo. O prêmio é concedido a pessoas que trabalham para melhorar a saúde da pele de pessoas em regiões carentes. Foram premiados 20 profissionais da Europa, África, América Latina, América Central, América do Norte, Oceania, Leste e Sudeste Asiático.
Além de Chirano, a médica dermatologista Tânia Cestari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi premiada pela categoria Liderança Internacional. Os dois foram os únicos brasileiros a receber o certificado.
Na categoria dermatologia humanitária, Carlos Chirano e a médica dermatologista Claudia Marcela Arenas Soto, da Colômbia, foram os premiados como representantes da América Latina.
A indicação ao prêmio, feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), considerou o trabalho realizado pelo programa Dermato Saúde Amazonas, pela Fuham.
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, disse que o prêmio é um reconhecimento à dermatologia brasileira e ressaltou que o trabalho é feito por uma equipe grande, formada por técnicos, enfermeiros e médicos, que se dispõe a ir para o interior prestar esse serviço à população.
“É um prêmio coletivo, do nosso trabalho, dessas ações humanitárias que a gente faz nos municípios do Amazonas. É uma honra enorme ter sido reconhecido pela Liga Internacional por essa ação humanitária que a gente faz. Então, isso cada vez mais nos traz mais responsabilidade, mais compromisso com a saúde pública”, afirmou Chirano.
Opinião dos presidentes
O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Heitor Gonçalves, parabenizou oficialmente à Fuham, frisando o motivo e o processo de indicação ao prêmio.
“A indicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia foi avaliada cuidadosamente pelo Comitê de Premiação e Conselho de Diretores da LIDS e esta conquista reflete todo o compromisso na assistência à população, bem como o nível de excelência na qualidade dessa assistência, no ensino e na pesquisa em desenvolvimento nesse serviço, o que sem dúvida terá um significado de grande magnitude na dermatologia brasileira e global”, afirmou Heitor Gonçalves.
O presidente da LISD, Henry Lim, também parabenizou e agradeceu aos profissionais agraciados. “As indicações para os Certificados de Apreciação deste ano destacam apenas alguns dos trabalhos inovadores que estão sendo realizados por nossos colegas em todo o mundo para aumentar nossa compreensão das doenças de pele e elevar o padrão de atendimento oferecido aos pacientes, particularmente aqueles em regiões carentes”, afirmou Lim.
Programa premiado
O Dermato Saúde Amazonas, realizado pela Fuham, passa entre sete a 14 dias nas cidades do interior, com uma equipe completa de técnicos, enfermeiros e médicos dermatologistas, inclusive cirurgiões dermatológicos.
Em 2024, o programa já visitou os municípios de Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte, Silves, São Sebastião do Uatumã e São Gabriel da Cachoeira. Em 2023, o Dermato Saúde Amazonas visitou 11 municípios do interior, onde realizou 13 mil exames dermatológicos, com a detecção de 72 casos novos de hanseníase e 276 de câncer de pele.