Na manhã desta quarta-feira (10), profissionais da área da saúde realizaram uma manifestação em frente à sede da Superintendência da […]

Profissionais da saúde realizam manifestação e pedem investigação da PF contra a SES-AM
Na manhã desta quarta-feira (10), profissionais da área da saúde realizaram uma manifestação em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal do Amazonas. O motivo da mobilização foi a reivindicação de salários atrasados e o apelo para que o órgão federal investigue a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Segundo relatos da categoria, enfermeiros e maqueiros enfrentam atrasos nos pagamentos, chegando a 4 e 9 meses, respectivamente.

Denison Vilar do Samu, líder do Movimento Social Todos Pela Saúde, declarou que o governo estadual não está repassando os recursos necessários para o pagamento dos salários às cooperativas, e aquelas que recebem também não repassam os valores aos profissionais. Vilar destacou: “Tem empresas que receberam o dinheiro, mas não repassaram para os trabalhadores.”
A manifestação teve como objetivo solicitar à Polícia Federal que investigue as ações e as contas públicas da SES-AM referentes ao ano de 2023. Vilar ressaltou as dificuldades enfrentadas, incluindo mais de 5 mil trabalhadores sem salários, décimo terceiro e férias, além de questões pendentes no piso salarial da enfermagem e no plano de carreira, que envolvem recursos do Ministério da Saúde e demandam maior transparência.
Denison informou que mais de 16 empresas deixaram de receber, impactando diretamente os trabalhadores, que ficaram sem receber seus salários durante o período de Natal e Ano Novo.
Os manifestantes oficializaram a denúncia junto à Polícia Federal, que se comprometeu a analisar e fornecer um retorno à classe, observando se os procedimentos se enquadram na competência da instituição.
O Portal do Minuto deixa espaço aberto para que a SES-AM se manifeste e esclareça aos profissionais da saúde e à sociedade amazonense os procedimentos adotados para resolver esse problema.
Veja o vídeo do líder do Movimento Social Todos Pela Saúde, Denison Vilar:
